18 praias de Albufeira têm bandeira de ouro

Albufeira ostenta 18 praias com a indicação máxima de qualidade ambiental, através da bandeira de ouro, numa atribuição da Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus. O concelho ocupa assim o primeiro lugar na listagem dos municípios cujas praias possuem qualidade garantida para uma excelente época balnear.

A associação ambientalista Quercus atribuiu para a época balnear, deste ano, a classificação “qualidade de ouro” a 375 praias portuguesas, menos 15 do que em 2018. Albufeira e Vila Nova de Gaia são os primeiros municípios da listagem com mais bandeiras de ouro, ambos com 18 praias.

Em Albufeira, as praias costeiras que ostentam este galardão são: Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia, Galé-Leste, Galé Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Oura, Oura-Leste, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente e São Rafael.

Para a atribuição deste galardão, a Quercus baseia-se na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O vereador responsável pelo Ambiente Rogério Neto mostra-se satisfeito, mas “em preocupação constante. É que a partir de agora, para receber a classificação, a água balnear da praia em análise tem de ter sido excelente nas últimas quatro épocas balneares, o que significa que o ambiente não é um assunto que se possa descurar no presente, pois de cada dia depende o futuro. Não podemos estar desatentos a aspeto algum”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal José Carlos Rolo comunga das palavras de Rogério Neto e avança que está a ser feito trabalho “não só para recuperarmos as praias que por terem tido apenas um único índice esporádico não positivo, implicou a não atribuição do galardão, como para voltarmos a ter todas as praias com esta bandeira hasteada”. “Estamos a trabalhar com redobrada atenção na prevenção em todos os índices para que continuemos a liderar o ‘ranking’ dos municípios com as melhores praias do país”, adianta José Carlos Rolo.

No artigo divulgação das praias com “qualidade de ouro”, a associação ambientalista revela uma preocupação acrescida com o lixo marinho, um problema que “urge enfrentar e mitigar”. Como medidas de precaução, a associação recomenda a todos os concessionários de praia que tenham “especial atenção” no que respeita à limpeza do areal, na substituição dos sacos do lixo sempre que se justifique e à importância da “correcta sinalização e identificação dos caixotes do lixo disponíveis ao longo do areal”.

You may also like...

Deixar uma resposta