6ª MALA já pode ser vista em Lagos

São 158 obras, de 83 artistas, que podem ser visitadas nas diversas salas expositivas municipais por ocasião da 6ª MALA – Mostra de Artistas de Lagos, patente até 1 de julho.

O evento, este ano integrado na iniciativa regional 365 Algarve, é uma atividade organizada pela autarquia lacobrigense que dá a conhecer a atividade dos artistas locais, acompanhando o balanço criativo e multidisciplinar dos seus trabalhos.

Este ano, o convite para a participação na mostra foi estendido a todos os que, não sendo residentes no concelho, aí nasceram, trabalham ou têm laços de proximidade com Lagos.

Nesta 6ª edição, estão representadas obras na área das artes visuais, abrangendo diversas sensibilidades que exploram técnicas de pintura, escultura, fotografia, desenho, instalação ou vídeo, as quais podem ser visitadas em quatro polos expositivos da cidade: antigos Paços do Concelho (25 obras), Museu Municipal (33 obras), Forte Ponta da Bandeira (18 obras) e Centro Cultural de Lagos (82 obras).

A cerimónia de inauguração decorreu no passado dia 24 de abril, nos antigos Paços do Concelho, e contou com a presença do executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Morgado, e da representante da iniciativa 365 Algarve, Dália Paulo, para além de vários artistas.

Para Dália Paulo, foi “muito gratificante ver esta casa cheia de gente. É sinónimo de que há cultura a acontecer!” Recordando os objetivos da iniciativa 365 Algarve, em que “todos os dias contam”, a coordenadora deu os parabéns a Lagos pela organização da MALA, reiterando a sua disponibilidade para ajudar no que for necessário para que “todos continuem a transformar o Algarve numa região que ofereça, para além do sol, praia e clima ameno, uma oferta cultural vasta, nas várias áreas”.

A opinião foi partilhada por Paulo Morgado, que lembrou que “a fruição da arte e da cultura foram conquistados com o 25 de Abril”, mais-valias que aparecem nesta edição “totalmente espelhadas, se tivermos em conta o aumento de artistas e obras expostas nesta MALA. Temos de celebrar esta iniciativa, que é uma certeza de que a cultura em Lagos está viva e recomenda-se”, frisou o autarca.

Quanto à presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, agradeceu aos programadores, artistas plásticos, associações e coletividades, técnicos e trabalhadores da autarquia envolvidos no projeto e fez votos para que “este exemplo de participação e cidadania ativa se multiplique”, ao convidar os presentes a visitarem os polos da exposição, os quais são, segundo a autarca, “bons argumentos para (re)descobrir o prazer de viver a cidade de Lagos.”

You may also like...

Deixar uma resposta