Albufeira aposta no turismo acessível

O Auditório Municipal de Albufeira acolhe no próximo dia 18 de abril, a partir das 14h00, um seminário de turismo acessível, integrado no ciclo de conferências que a Universidade do Algarve e a RTA – Região de Turismo do Algarve estão a levar a efeito sobre a matéria.

Com o apoio do Município de Albufeira, a iniciativa compreende temas como a emergência do conceito de praias acessíveis em Portugal e os prémios Praia + Acessível no Algarve, assim como os requisitos da acessibilidade balnear, entre outros aspetos.

A sessão de abertura contará com as presenças de Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, Saúl Neves de Jesus, presidente do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações – Universidade do Algarve, António Mortal, diretor do Instituto Superior de Engenharia – Universidade do Algarve e Desidério Silva, presidente da RTA. O seminário é livre, mas exige a inscrição prévia, para: isedec@ualg.pt.

PRAIAS PARA TODOS

O Projeto ‘Praias Acessíveis – Praias para Todos’ é uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, sendo que no município de Albufeira, que ostenta habitualmente em 22 estâncias balneares o galardão de ‘Praias com Qualidade Ouro’, o número de bandeiras com a distinção de ‘Praia Acessível’ tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2016 foram atribuídas 14 bandeiras (mais uma em relação ao ano anterior) e para 2017 será candidatada mais uma praia.

A propósito, o autarca local, Carlos Silva e Sousa, sublinha que Albufeira é um “destino inclusivo, que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das nossas praias com todas as condições de conforto e de segurança, estando todas as praias que ostentam o galardão ‘Praia Acessível’ equipadas com cadeiras anfíbias que facilitam a deslocação ao longo do areal e equipamentos tiralô que possibilitam o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida.”

A propósito, o edil albufeirense realça estar previsto para este ano “o maior investimento de sempre em equipamento, nomeadamente cadeiras anfíbias e cadeiras andarilhos. No total estão contemplados mais 30 novos equipamentos, que vão dotar as 25 praias do concelho das condições para poderem ser desfrutadas por todos.”

You may also like...

Deixar uma resposta