Albufeira assinalou Dia da Floresta com muitas atividades

A Câmara Municipal de Albufeira voltou a assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, que se celebra anualmente a 21 de março, com um programa recheado de atividades lúdicas e pedagógicas que reuniu centenas de crianças, professores, educadores, animadores, auxiliares de educação e utentes de diversas associações do concelho no maior parque urbano da cidade.

Uma ‘Rota pela Floresta’ no Parque da Alfarrobeira foi o mote lançado pela edilidade para assinalar as comemorações, com o objetivo global de sensibilizar a população para a importância da preservação dos espaços verdes, quer pelo que significam a nível do equilíbrio ambiental, quer ao nível dos impactos causados na qualidade de vida dos cidadãos, divulgando também as zonas verdes existentes no concelho.

As comemorações integraram o desafio ‘Rota pela Floresta’, lançado pelo programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, ao qual o Município de Albufeira se associou, que representa uma ação catalisadora de sinergias entre escolas e autarquias e tem por objetivo principal agir pela proteção dos ecossistemas existentes em cada concelho, com particular enfoque na floresta.

Do desafio fazem parte uma pá, uma bandeira Eco-Escolas e um pergaminho de compromissos, que deverão ser propostos pelas escolas participantes e pelos responsáveis autárquicos. Durante a atividade estes três elementos estiveram presentes, tendo todos os participantes assinado a bandeira e o pergaminho.

A iniciativa, que decorreu durante toda a manhã no maior parque urbano da cidade, contou com a participação de cerca de três centenas de crianças e utentes de várias associações de cariz social do concelho, nomeadamente dos jardins-de-infância dos Caliços, Vale Pedras, Vale Parra, Os Piratas, do Centro Infantil Quinta dos Pardais, da Escola EB 1 de Brejos e dos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira – S. Vicente, Casa da Paz e Roseiral.

‘Crókorócódilo’, teatro de marionetas apresentado pela Zóia, um piquenique ao ar livre, construção de ‘puzzles’, pintura de desenhos e a plantação de uma oliveira no Parque da Alfarrobeira foram algumas das atividades realizadas com o propósito de passar a mensagem de que é importante promover a sustentabilidade ambiental.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, agradeceu a professores, educadores, animadores e auxiliares de educação “pelo trabalho diário de sensibilização dos mais pequeninos para as questões ambientais”, bem como ao Centro Educativo do Cerro do Ouro, que aproveitou a oportunidade para mostrar alguns trabalhos de empreita em palma e esparto (plantas endógenas da região) e várias ervas aromáticas e medicinais cultivadas pelos utentes, e ainda a todas as entidades que colaboraram com a organização do evento (GNR, Bombeiros, Quercus, Ecoambiente e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira).

À semelhança de edições anteriores, o momento foi aproveitado para efetuar uma demonstração de meios e equipamentos utilizados no combate a incêndios e no âmbito do corte e limpeza dos espaços verdes, a cargo dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil e Divisão do Ambiente da Câmara Municipal.

José Carlos Rolo chamou a atenção de todos os participantes para a “necessidade de se adotarem atitudes e comportamentos responsáveis no que respeita à preservação do meio ambiente.”

You may also like...

Deixar uma resposta