Albufeira bebe água de qualidade “exemplar”

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos voltou a atribuir à Câmara Municipal de Albufeira o ‘Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano’.

A autarquia já havia sido premiada em 2013 com este galardão que comprova que o Município “fornece uma das melhores águas do país, garantindo todos os critérios previstos nas avaliações da entidade reguladora do setor da água e dos resíduos”. Isso significa que foi realizada a totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo da qualidade da água, assim como atingiu os 99 por cento no cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli) e de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

O serviço de abastecimento de água no concelho de Albufeira fornece uma população residente de 40.828 munícipes, número que ‘dispara’ para cerca de 85 mil de população flutuante ao longo de todo o ano e para os 400 mil durante o período do Verão. Anualmente, o volume de água distribuído atinge os 11 milhões de metros cúbicos ao longo de um total de 738 quilómetros de condutas.

A percentagem de água segura em Portugal Continental é de 98,69 por cento, um valor considerado de excelência, sendo que em Albufeira esse valor sobe para os 99,82 por cento, comprovado através da realização anual de cerca de 500 análises laboratoriais.

PREVENIR INUNDAÇÕES

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, destaca neste âmbito o trabalho que tem estado a ser feito para prevenir eventuais inundações e cheias, com a execução do Plano de Drenagem de Albufeira, aquisição de motobombas, desobstrução de coletores, limpeza de caneiros, requalificação das linhas de água, remodelação da rede de águas residuais pluviais da Baixa de Albufeira, remodelação da descarga pluvial e contenção de areal nas praias dos Pescadores e Inatel, e execução da Estação Elevatória da Praça dos Pescadores.

“Temos priorizado as obras relacionadas com o Plano de Drenagem, que permitirão evitar situações de cheias como as que assolaram o concelho em 2015. A implementação do Plano tem significado um grande esforço financeiro, mas é algo que considero fundamental para Albufeira”, salienta o autarca.

Entre as diversas empreitadas, destaque para a construção de um túnel de desvio de caudais entre a Ribeira de Albufeira e o Porto de Abrigo.

You may also like...

Deixar uma resposta