Albufeira promove oficinas para adultos com demência

O Município de Albufeira tem em curso um programa de oficinas terapêuticas dirigido a adultos em estádio inicial de demência.

A ação, que envolve a dinamização de atividades que promovam as capacidades cognitivas e funcionais, estimulem a autonomia e o retardar da doença, está a decorrer desde o dia 28 de setembro, no Parque Lúdico da cidade, às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, e prolonga-se até ao próximo mês de junho.

O envelhecimento da população leva a um aumento das doenças crónicas e degenerativas que comprometem cada vez mais a qualidade de vida, nomeadamente ao nível da atenção, memória, capacidade percetiva e espacial, funções executivas e a velocidade de processamento da informação, o que dificulta o dia-a-dia dos idosos e tem consequências graves em termos de saúde pública.

Consciente da situação, a Câmara de Albufeira pretende dar resposta ao problema a nível local com estas intervenções, as quais integram terapia de orientação para a realidade (reaprendizagem da informação sobre a orientação no tempo e no espaço), terapia da reminiscência (jogos em que os utentes falam das suas experiências passadas, de forma contida e guiada pelo terapeuta), arte e terapia, estimulação cognitiva e outras dinâmicas que visam dar resposta às dificuldades sentidas pela população do concelho que sofre deste tipo de patologia.

Para mais informações, os interessados deverão contactar os serviços de ação social do Município através dos seguintes números: 289 599 690 ou 289 599 908.

You may also like...

Deixar uma resposta