Alexandre Quintanilha apresenta desafios atuais da Biomedicina em Loulé

A sessão do Ciclo ‘Horizontes do Futuro’ do mês de outubro está agendada para o próximo dia 18, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, e terá como convidado Alexandre Quintanilha que irá apresentar uma conferência subordinada ao tema “Desafios atuais na biomedicina”. Alexandre Quintanilha nasceu em 1945 e completou o liceu em Lourenço Marques (Maputo), Moçambique. Doutorou-se em Física Teórica na Witwatersrand University em Johannesburg, em 1972.  

Passou as duas décadas seguintes na Universidade da Califórnia em Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory como professor de Fisiologia Celular e Biofísica, subdiretor da Applied Sciences Division e diretor do Center for Atmospheric and Biospheric Effects of Technology.   Foi para o Porto como professor de Biofísica no ICBAS-UP no início dos anos 90. Foi, até 2010, diretor e fundador do IBMC e presidente do INEB. Presidiu depois ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S, que para além destes dois institutos, integra também o IPATIMUP.

É membro de várias academias internacionais e presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia (Marie Curie, ELSA, membro do EURAB e do STAC) e de outras organizações internacionais de investigação. Atualmente é presidente da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) em Portugal. É também presidente do Conselho de Escola da ENSP-UNL e do Conselho Consultivo do Hospital Magalhães de Lemos. É deputado pelo PS na Assembleia da República e preside à Comissão de Educação e Ciência desde 2015. Tem uma vasta obra publicada de artigos e livros científicos. Os seus interesses atuais são nas áreas do stress biológico, perceção do risco e divulgação do conhecimento. Esta conferência tem entrada livre.

You may also like...

Deixar uma resposta