Antigo tribunal de Albufeira vai ser centro de artes

Foi já entregue no Município de Albufeira o projeto final de execução relativo à reabilitação do edifício do antigo tribunal da cidade, para adaptação a centro de artes e ofícios.

Trata-se de um investimento de cerca de 600 mil euros, dos quais cerca de 386 mil serão comparticipados pelo FEDER.

O imóvel, construído no final do século XIX e em funções até 1992, vai sofrer obras de reabilitação de modo a que possa em breve abrir ao público com a sua nova valência. “Trata-se de um espaço emblemático para todos nós, foi o Tribunal de Albufeira ao longo de muitos anos e esta é uma forma de o voltar a abrir, salientando a vertente da memória, dos ofícios e do lazer. Muito me apraz saber que em breve deixaremos de ter este edifício cuja degradação a todos entristecia”, referiu a propósito o presidente da Câmara local, Carlos Silva e Sousa.

O projeto para a nova utilidade do espaço procura nas particularidades do edifício o ponto de partida para uma intervenção com uma abordagem contemporânea, nomeadamente com a reinterpretação de alguns temas herdados da arquitetura mediterrânica: o pátio como elemento de organização espacial no interior dos lotes; as paredes brancas texturadas, com utilização do tijolo maciço pintado; as gelosias que serviam de filtro da luz e de controlo das vistas; e a relação interior/exterior bem definida.

Está prevista uma sala para exposições, outra para formação e uma loja, para além de um pátio de apoio às atividades.

You may also like...

Deixar uma resposta