Aplicação AtoM permite acesso à memória de Vila do Bispo

Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo, através da aplicação informática AtoM (Acess to Memory), disponibiliza a partir de agora o acesso ‘online’ ao acervo de documentação histórica do município.

A implementação deste sistema de código aberto foi executada em 2015, em articulação entre o Arquivo Municipal e o serviço de sistemas de informação, tendo como objetivo divulgar a documentação que faz parte da História do concelho, numa ferramenta aberta a toda a comunidade, munícipes, investigadores, estudantes e cidadãos que se interessam pela memória coletiva de Vila do Bispo.

A plataforma conta atualmente com 1416 registos, incluindo documentos relativos aos fundos da Câmara Municipal e da administração do concelho, entre eles a descrição do alvará de fundação de Vila do Bispo dado pelo Rei Afonso VI, atas de vereação, tombo dos bens pertencentes à vila de Sagres, legislação, correspondência, contas de gerência e orçamentos municipais, recenseamento e recrutamento militar, entre outros, desde o ano de 1662.

A divulgação do património documental do município é realizada através da prévia descrição da documentação, que se encontra no Arquivo Municipal, tratada e organizada para levar à comunidade esta informação valiosa do concelho, preservando desta forma a documentação original.

O AtoM vilabispense está em constante construção, com a inserção de registos à medida que a documentação é descrita, com a digitalização de documentos para visualização de conteúdos.

A aplicação está disponível em http://arquivo.cm-viladobispo.pt/index.php/ ou através do site http://www.cm-viladobispo.pt na zona das ‘Infraestruturas’ (Arquivo Histórico – Pesquisa de Documentação).

O Arquivo Municipal de Vila do Bispo encontra-se aberto ao público de segunda a sexta, das 09h00 às 15h30. facultando um vasto acervo de documentação histórica, relativo a áreas como legislação, atas, assuntos militares, eleições, ensino, correspondência, testamentos, justiça, atividades económicas, urbanismo, posturas municipais, segurança pública, saúde e assistência ou expostos.

You may also like...

Deixar uma resposta