Aradismo volta a ser tema de Jornadas

Imagem base

As Jornadas do Arade regressam entre 10 e 12 de março próximo, para mais um fim-de-semana em que os principais desafios dos municípios da bacia do Arade serão levados à mesa e discutidos abertamente com os cidadãos.

O encontro, organizado pela associação Teia D’Impulsos, abrirá no dia 10 de março com atividades formativas, nas quais os participantes poderão optar entre a frequência de dois cursos, a realizar no Espaço Raiz, situado na antiga escola primária da Pedra Mourinha, sob os temas ‘Dirigismo Associativo’ e ‘Viver melhor amanhã: uma introdução ao movimento da transição no Arade’.

Nos dias 11 e 12 de março, as Jornadas decorrerão no Museu de Portimão, iniciando-se o programa na manhã de sábado, pelas 9h30, com a conferência de abertura dedicada ao conceito operativo que emergiu na edição das Jornadas do Arade de 2016 – o Aradismo.

Quais os problemas e as estratégias que se colocam a uma ação concertada entre os quatro municípios da bacia do Arade (Portimão, Lagoa, Silves e Monchique) em prol do desenvolvimento local e da sua afirmação em conjunto no contexto regional e nacional, será a questão proposta, a qual irá nortear todas as mesas-redondas e sessões de controvérsia nos dois dias seguintes, sendo alvo de reflexão num amplo espectro de áreas e temáticas.

Vão ser abordados temas num diversificado espetro, das cidades inteligentes ao turismo sustentável, do urbanismo à atuação da Universidade no território, da agricultura às pescas e gestão dos recursos marítimos, passando por temas quentes da atualidade como a exploração do petróleo no Algarve ou o estado dos serviços de saúde na região.

ROTA DO PETISCO 2017

Destaque na noite desse sábado, pelas 20h00, para a apresentação da Rota do Petisco 2017, iniciativa que é a imagem de marca da Associação Teia D’Impulsos, tendo conseguido sempre unir sinergias dos quatro concelhos da bacia do Arade. De seguida, será a vez de os mais jovens terem algo a dizer sobre a sua região. Estudantes do ensino secundário irão partilhar as suas perspetivas, questões e sugestões perante representantes dos municípios envolvidos nesta sub-região.

As inscrições para participar nas Jornadas do Arade encontram-se já abertas no website www.jornadasdoarade.pt. Através do mesmo formulário, os interessados poderão inscrever-se num dos dois cursos pré-jornadas.

Informações complementares em: www.jornadasdoarade.pt.

 

You may also like...

Deixar uma resposta