Arrancou em Albufeira maior festa nacional do basquetebol

Arrancou ontem, 4 de abril, mais uma grande jornada de basquetebol em seis pavilhões desportivos de Albufeira, que acolhem oito jogos em simultâneo naquele que é o maior evento desportivo juvenil do país.

As 72 seleções regionais participantes na Festa do Basquetebol reuniram-se terça-feira na Praça dos Pescadores, para darem início ao evento desportivo, que termina no domingo. Pelo meio haverá muita animação, convívio, solidariedade e troca de experiências entre os cerca de 1500 participantes.

“Estamos aqui reunidos para celebrar o maior evento desportivo juvenil federado de Portugal, cujo mérito é reconhecido por todos. Este ano voltamos a ter novidades. Um dos temas centrais é a busca por bons comportamentos, por valores que afirmam e credibilizam o basquetebol”, anunciou Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, na cerimónia de boas-vindas. Os seis pavilhões irão receber 198 jogos, todos em boletim digital e com estatística oficial, que podem ser vistos em qualquer ponto do mundo por ‘live streaming’ através do sítio www.fpbtv.pt.

Os 864 jogadores, acompanhados por treinadores, dirigentes, árbitros e familiares desfilaram desde a Avenida da Liberdade, Largo Eng.º Duarte Pacheco, Cais Herculano até à Praça dos Pescadores, onde tiveram lugar os juramentos de ética e as intervenções das entidades organizadoras. “A Festa do Basquetebol é a verdadeira celebração do desporto, que eleva os valores de respeito, ‘fair play’, amizade, convívio e alegria. Albufeira está de portas abertas para acolher este grandioso evento, que tem ainda uma componente solidária bastante forte, a qual este ano irá reverter a favor do Centro Paroquial de Paderne”, destacou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Na verdade, cada participante irá contribuir com 2 euros, o que totalizará 2800 euros, a serem entregues àquela instituição particular de solidariedade social do concelho amanhã, sexta-feira, pelas 11h00.

Manuel Fernandes manifestou “apreço e gratidão pelo inestimável apoio da Câmara Municipal de Albufeira” e pediu aos jovens para que “compitam com intensidade, com paixão, que confraternizem, que tenham uma conduta exemplar, que criem amizades e que se divirtam”.

Até domingo, 8 de abril, os jogos estão a decorrer entre as 9h00 e as 20h30, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira (Vale Pedras), Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita, Pavilhão Francisco Neves (Imortal) e Pavilhão Desportivo de Olhos de Água.

Pelo terceiro ano consecutivo, o programa da Festa do Basquetebol inclui os Jogos All-Star. Assim, no sábado, pelas 16h00, o Pavilhão Desportivo de Albufeira acolhe alguns dos mais conceituados jogadores nacionais da modalidade, que irão demonstrar o seu talento e conviver com os jovens participantes na festa.

As finais vão ter lugar no último dia, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária, no Pavilhão Francisco Neves e no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde decorrerá também a cerimónia de encerramento e a entrega de prémios, pelas 12h30.

You may also like...

Deixar uma resposta