Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho celebra aniversário


A Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho celebra o 157º aniversário este domingo, 1 de dezembro, com um concerto no Auditório Municipal de Olhão, às 21h30. A centenária banda olhanense, dirigida por Luís Pisco Rodrigues, recebe no palco, como convidada, a fadista olhanense Teresa Viola.

A Banda Filarmónica 1° de Dezembro de Moncarapacho, no concelho de Olhão, foi fundada em 1862 pelo pároco da freguesia Prior Simas, com o nome que hoje tem, presumindo, contudo, a autarquia que a existência seja ainda anterior.

Ao longo dos tempos, este grupo teve altos e baixos e, em 1943, devido a uma situação de conflito interno, a Banda foi forçada a parar atividade durante 15 anos. Os músicos, descontentes com a situação, organizaram-se para reativar a banda e conseguiram os seus intentos, voltando a mesma a sair para a rua no dia 1 de dezembro de 1958.

Durante mais de uma centena e meia de anos, tem participado em muitas festividades e em todo o tipo de eventos culturais, como romarias, procissões, concertos ou encontros de bandas, destacando-se a presença, em 1940, na Grande Exposição do Mundo Português e, em 1960, no 1º Concurso Nacional de Bandas Civis em Lisboa.

A 16 de junho de 2012 foi agraciada com a medalha de mérito, grau ouro, pelo Município de Olhão, como reconhecimento pelas atividades desenvolvidas no campo cultural ao longo da sua existência.

Na noite de 1 de dezembro também a jovem e reconhecida fadista olhanense Teresa Viola volta ao palco do auditório olhanense, que conhece bem. Natural da freguesia de Moncarapacho, começou o percurso artístico bem cedo quando, aos três anos, começou a fazer parte do Rancho Folclórico de Moncarapacho. Aí começou o gosto pela música, interpretando vários géneros. Mais tarde optou pelo fado, estilo a que se dedica com assinalável êxito.

You may also like...

Deixar uma resposta