Bandeira Azul ondula em seis praias de Lagoa

Foi hasteada há dias a Bandeira Azul em seis praias do concelho de Lagoa, duas das quais também acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

O galardão da Bandeira Azul já ondula nas praias de Vale de Olival, Senhora da Rocha, Vale Centeanes, Carvoeiro, Caneiros e Grande (Ferragudo). Duas são também praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada – Carvoeiro e Senhora da Rocha.

Estiveram presentes no hastear das bandeiras a vereadora Anabela Simão, o capitão do Porto de Portimão, Ricardo Arrabaça, o patrão-mor da Capitania do Porto de Portimão, João Vieira, Élia Cabrita, da Agência Portuguesa do Ambiente, Teresa Pereira, delegada de Saúde do ACES Barlavento e Élia Monteiro, também do ACES Barlavento, assim como os presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho.

A Bandeira Azul da Europa é um galardão de excelência que distingue praias fluviais e costeiras que cumprem um rigoroso conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.

As bandeiras de Praia Acessível confirmam o cumprimento de um conjunto de normas que evidenciam as melhores condições de acessibilidade e usufruto de serviços e bem-estar para as pessoas com mobilidade condicionada.

As duas praias galardoadas disponibilizam também cadeiras anfíbias, permitindo a ida a banhos a este grupo especial de utentes.

No mesmo sentido, o projeto ‘Carvoeiro – Acessibilidade Inclusiva’, facilita a acessibilidade no percurso entre o Largo da Praia e a área concessionada, por meio de uma plataforma rígida modular em madeira, assente no areal.

A colaboração do concessionário do apoio balnear tornou possível disponibilizar dois toldos, pensados para serem confortavelmente utilizados, mesmo por cadeiras de rodas.

Perto da praia de Carvoeiro existe um passadiço em madeira com cerca de 500 m, ideal para a descoberta da natureza ao longo das arribas, entre o Forte de N. Sra. da Encarnação e o Algar Seco e que pode ser utilizado por pessoas com mobilidade condicionada.

O concelho de Lagoa consolida, assim, a oferta de soluções para cidadãos e visitantes com necessidades especiais.

You may also like...

Deixar uma resposta