Câmara de Albufeira reforça frota de veículos elétricos

A Câmara Municipal de Albufeira lançou um concurso público para adquirir mais seis veículos ligeiros elétricos de passageiros, pelo valor base de € 227.500,00. As novas viaturas vêm substituir as de combustão interna já em fim de vida, com o objetivo de contribuir para a utilização eficiente da energia, redução de emissões poluentes e diminuição do ruído. O Município terá, assim, 14 veículos elétricos em circulação e encontra-se a alargar a rede de carregamento destas viaturas através da instalação de postos públicos em diversas zonas do concelho. 

A frota municipal irá contar com mais seis veículos amigos do ambiente, que estão a ser contratados através de concurso público, e que vêm juntar-se aos outros seis, adquiridos em 2018, pelo montante de €166.500,00. No total, a autarquia investe 394 mil euros na compra de viaturas elétricas, para substituir as antigas em fim de vida, mais poluentes e com um elevado consumo de energia. 

“Estamos a investir no futuro. Os motores elétricos são três vezes mais eficientes do que os tradicionais motores de combustão, o que nos permite poupar uma média anual, que ascende aos 616 euros por veículo”, explica José Carlos Rolo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira garante que a autarquia está empenhada em cumprir o objetivo nacional de alcançar uma redução de 9% de energia para 2020, de acordo com a Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica, que procura potenciar a procura e a utilização destes veículos por parte dos cidadãos, empresas e Administração Pública. “O objetivo é substituir de forma gradual os veículos mais antigos, que deixam de ter condições para circular de forma segura e eficaz, por viaturas elétricas e, em simultâneo, alargar a rede de postos públicos de carregamento para estes veículos, que registam uma procura cada vez maior no mercado automóvel”, refere José Carlos Rolo. 

Para além dos atuais dois postos de carregamento semirrápido, localizados na Rua do Município (Parque de estacionamento público de superfície) e na Rua Manuel Bentes Júnior (junto ao P1), desde o passado mês de maio, a autarquia está a construir outros dois, na Alameda da Orada (Marina de Albufeira) e na Rua Manuel Teixeira Gomes (Corcovada), todos com capacidade para carregar dois veículos em simultâneo e com potência de 22 kW cada. Prevê-se que em 2020 sejam instalados mais sete postos de abastecimento semirrápido em diversos locais do concelho (consultar coluna lateral). Refira-se que os postos de carregamento semirrápido são construídos ao abrigo do protocolo de colaboração institucional que o Município firmou com o Instituto do Turismo de Portugal, a MOBI.E,S.A. (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC), com vista à Promoção da Mobilidade Elétrica e do Turismo Sustentável na região. O acordo prevê que a autarquia, juntamente com os restantes 15 municípios da região, implementem uma rede de carregamento de veículos elétricos e promovam apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento. Em Albufeira, os postos de carregamento semirrápidos instalados na via pública continuarão a ser gratuitos até ao final da fase piloto do projeto. Brevemente, estará também disponível o primeiro posto público para carregamento rápido de veículos elétricos, que permitirá carregar uma viatura a 50 kW. Localizado em Vale Paraíso (por detrás dos armazéns da Seaside), este novo posto representa um investimento municipal na ordem dos 30 mil euros, com o objetivo de criar mais uma alternativa válida para o fornecimento de energia a estes veículos.

You may also like...

Deixar uma resposta