Culturismo: Mister e Miss 2016 Portugal este sábado em Portimão

 

josé gouveia

Deverão estar em competição 20 a 30 atletas de várias zonas do país, no pavilhão da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Ao intervalo, está prevista uma demonstração de Muay-Thai, arte marcial de origem tailandesa, a cargo do campeão do mundo, o português Fábio Teixeira.


José Manuel Oliveira

O ex-agente do Corpo de Segurança Pessoal da Polícia de Segurança Pública (PSP) e campeão nacional de culturismo José Gouveia é um dos responsáveis e ‘mestre de cerimónias’ do Campeonato de Mister e de Miss Portugal 2016, em musculação, que se realiza neste sábado, dia 09 de Julho, a partir das 21h30 no pavilhão da Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão. A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Cultura Física, cuja direção é presidida pelo professor Nuno Emídio desde 1989, e tem o apoio de mais de duas dezenas de empresas.

O evento, que deverá contar com um total de 20 a 30 atletas de várias zonas do país, estando em disputa cerca de três dezenas de taças, troféus e medalhas, além da entrega de diplomas, tem início pelas 20h00, altura em que se procederá à inscrição e pesagem de cada participante. Durante o período de intervalo, decorrerá uma demonstração do campeão do mundo de Muay-Thai (arte marcial de origem tailandesa), o português Fábio Teixeira. Há prémios até aos seis primeiros classificados em cada categoria e ambos os seixos. O preço de cada entrada é de dez euros euros e a receita reverterá para os participantes na prova.

“Até à última hora poderão surgir muitos mais atletas”
“Até à última hora poderão surgir muitos mais atletas. As expectativas são bastante animadoras”, disse ao ‘site’ da revista Algarve Vivo o mestre José Gouveia, que, hoje, sábado, dia do Campeonato de Mister e de Miss Portugal 2016, completará 67 anos de idade.

Mister Portugal Absoluto em 1995 aos 46 anos de idade, tendo conquistado seis campeonatos e batido vários «records’ nacionais, entre outros títulos alcançados no nosso pais, foi sétimo classificado no Campeonato de Mister Europa, em 1991, na Alemanha, entre participantes de 28 países.

Agente da PSP com mais condecorações e segurança de primeiros-ministros e Chefes de Estado
Por outro lado, recorde-se que José Gouveia, o agente da PSP com mais de condecorações, fez parte da segurança pessoal dos antigos primeiros-ministros e Presidentes da República, desde Mário Soares, Nobre da Costa, Maria de Lurdes Pintasilgo, Francisco de Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Mota Pinto e Cavaco Silva, ao general Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, além de embaixadores de vários países em Lisboa, entre os quais de Israel, dos Estados Unidos da América, de Inglaterra, França, da Áustria e Turquia.

Foi condecorado com o grau da Ordem de Cavaleiro pelo Rei de Marrocos Hassan II e pelo Rei de Espanha, Dom Carlos, pelos antigos ministros Freitas do Amaral e Mota Pinto e por Jorge Sampaio, entre outros políticos portugueses, bem como pelo Comando Distrital de Lisboa da PSP, tendo ainda sido galardoado com uma medalha do Vaticano pelo Papa João Paulo II.

Natural de Lisboa, José Gouveia, que durante 25 anos foi agente do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, vive agora em Portimão.

A treinar-se para Mundial e Europeu

Continua a treinar-se diariamente num ginásio daquela cidade e aguarda patrocínios para poder participar no Campeonato do Mundo de Culturismo em veteranos, na classe de mais de 67 anos, que terá lugar em Dezembro de 2016, na República Dominicana, e no Campeonato da Europa, a realizar no mês de Maio de 2017 em Espanha.

You may also like...

Deixar uma resposta