Centenas de louletanos participaram em vigilâncias florestais

Realizou-se no passado sábado, 2 de setembro, a festa de encerramento do programa Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal, iniciativa desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé que este ano assinalou 10 anos de existência.

A atividade consiste na realização de passeios pedestres pelas freguesias do interior, visando uma componente de prevenção e deteção de fogos florestais, vigilância, sensibilização e informação às populações.

Teve início no Verão de 2008, realizando-se desde então nos meses de julho e agosto, tendo durante uma década contado com a participação de 576 voluntários com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, os quais percorreram 4312km nas zonas de Alte, Ameixial, Benafim, Quarteira, Querença, Salir e Tôr.

Aliar à vigilância florestal a componente pedagógica, a fim de implementar uma cultura de proteção para com o património comum da floresta, assim como dar a conhecer as freguesias do interior do concelho, são os principais objetivos da ação.

O evento de encerramento deste 10º aniversário decorreu no Quartel dos Bombeiros de Loulé, onde decorreu uma breve explicação sobre a função dos GIPS – Grupo de Intervenção Permanente da GNR no combate a incêndios florestais.

Também foram entregues os diplomas aos voluntários de 2017 e às entidades envolvidas com o programa de voluntariado.

You may also like...

Deixar uma resposta