Centro Social de Olhos de Água terá creche e lar de idosos

A Câmara Municipal de Albufeira aprovou recentemente a abertura de concurso público para a execução da creche, lar e centro de dia de Olhos de Água, equipamento social de apoio à infância e à terceira idade que terá capacidade para acolher 42 crianças e um total de 125 idosos.

O projeto deverá estar concluído em 2019 e irá ultrapassar os 4 milhões de euros, integrando um conjunto diversificado de valências, nomeadamente uma estrutura residencial para idosos e serviço de apoio domiciliário.

O edifício será composto por dois pisos, com uma área de implantação de 2.645,60 metros quadrados, e integrará duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a creche e outra a centro de dia e residência, ambas com entradas independentes. A receção, átrio, gabinete médico e cozinha, que servirá dois refeitórios, integram as respetivas áreas comuns.

“Albufeira preocupa-se com o bem-estar de todas as faixas etárias da população, por isso apostamos continuamente em medidas que visam melhorar as condições de quem aqui vive e trabalha”, salienta a propósito Carlos Silva e Sousa. Para o presidente da Câmara local, “muitas pessoas e empresas escolhem o concelho pela qualidade de vida que este oferece, apesar de ser eminentemente turístico, e onde a população aumenta em determinadas épocas do ano, fruto da afluência de visitantes, mas também das migrações de pessoas que se deslocam para trabalhar, o que nos obriga a criar condições para acolher e cuidar, quer das crianças, quer dos idosos”, sublinha.

“OBRA DE GRANDE IMPORTÂNCIA”

O espaço exterior, com 3.700 metros quadrados, será vedado e organizado em cinco zonas: acesso ao público e área de serviço (fornecimentos, carga e descarga e condicionamento de lixo), estacionamento privado com capacidade para 18 lugares, zona para a creche, e zona de lazer e convívio para os utentes do centro de dia e estrutura residencial.

O espaço irá acolher ainda uma horta com 260 metros quadrados, que poderá funcionar como fonte de abastecimento de produtos frescos à instituição, servir eventuais projetos educativos e de terapia ocupacional. Será ainda construído um reservatório para águas pluviais, garantindo a rega da horta.

“Esta é uma obra de grande importância para Albufeira, que irá atenuar as necessidades da população do concelho ao nível destas valências. Não descuramos as necessidades de quem já deu muito de si para o desenvolvimento da nossa terra, bem como das futuras gerações”, refere Carlos Silva e Sousa.

 

You may also like...

Deixar uma resposta