Ciclo +Cultura “DocSilves” arranca em abril

imagem para notícia

No próximo dia 11 de abril, pelas 16h00, inicia-se mais um ciclo temático +Cultura no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, denominado “DocSilves”, contando com a presença de Sérgio Tréfaut, um dos mais prestigiados e premiados realizadores nacionais de documentários.

O ciclo irá ter mais sessões ao longo deste ano, sempre de entrada livre e com a presença de reconhecidos convidados da área do documentário, como Jorge Pelicano e Manuel Mozos, entre outros, sendo na sessão iniciativa inaugural visionados os filmes “Alentejo, Alentejo” (às 16h00) e “Outro País” (às 21h00), em cujos debates participarão Sérgio Tréfaut e os convidados Paulo Penisga (professor) e Luís Galrito (músico).

“Alentejo, Alentejo” é uma viagem envolvente ao coração de um modo de expressão musical único nascido nas tabernas ou nos campos de cultivo do Alentejo e à paixão dos seus intérpretes, tendo sido rodado em 2013 por Sérgio Tréfaut.

Este trabalho, incontornável para a história do cante alentejano, foi vencedor do “Prémio Melhor Filme Português” e do “Prémio TAP Melhor Documentário”, ambos no IndieLisboa 2014, e do “Prémio Melhor Filme” no DocsBarcelona+Medelín 2014.

“Outro País” é uma marcante e premiada internacionalmente curta-metragem sobre o 25 de Abril, realizado por Sérgio Tréfaut a partir dos olhares de dezenas de cineastas, fotógrafos e jornalistas vindos dos quatro cantos do planeta, os quais se viram envolvidos na revolução dos cravos e criaram, a partir dessas experiências, preciosos arquivos.

Numa série de entrevistas, confronta-se o entusiasmo antigo com o olhar contemporâneo, seguindo-se inclusive alguns autores para retratar o estado presente do país e reencontrar as personagens fotografadas e filmadas em 1974/75.

Este ciclo conta com a parceria da produtora de filmes Faux e da associação cultural Falajar, recém-criada em Silves.

You may also like...

Deixar uma resposta