Comemorações do Dia do Livro trazem Dulce Maria Cardoso a Olhão

Na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, o Dia Internacional do Livro, que se comemora a 23 de abril, é assinalado com a presença de Dulce Maria Cardoso. O encontro com a escritora está marcado para sábado, 13 de abril, pelas 15h00.

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964. Publicou os romances ‘O retorno’ (2011, Prémio Especial da Crítica e Livro do Ano dos jornais Público e Expresso), ‘O chão dos pardais’ (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), ‘Os meus sentimentos’ (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e ‘Campo de sangue’ (2001, Prémio Acontece).

Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de O retorno recebeu, em 2016, o English PEN Translate Award.

A antologia ‘Tudo são histórias de amor’ (2013) reúne grande parte dos contos publicados em revistas e jornais. Alguns destes textos integram antologias estrangeiras, e o conto ‘Anjos por dentro’ foi escolhido para a antologia Best European Fiction 2012, publicada pela prestigiada Dalkey Archive Press.

Publicou ainda o livro Rosas (2017) e as histórias infanto-juvenis ‘Lôá, a menina-deus’ (2014).

A obra de Dulce Maria Cardoso é estudada em universidades de vários países e tem sido objeto de adaptações ao cinema e ao teatro.

Em 2012, recebeu do Estado francês a condecoração de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras.

You may also like...

Deixar uma resposta