Concelho de Loulé revive tradição dos presépios

Durante a quadra natalícia, a Câmara Municipal de Loulé irá promover diversas exposições dedicadas aos presépios, uma das mais genuínas tradições desta época festiva.

Nesse sentido, esta quinta-feira, 7 de dezembro, pelas 18h00, inaugura na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, a exposição ‘Um Mundo de Presépios’, da coleção particular de Anabela Guerreiro. Trata-se de uma exposição que apela à vida, à simplicidade dos momentos em família e que transportará os visitantes pelo mundo fora através das formas, matérias-primas, cores e inspirações que os artistas plásticos imprimem às suas peças.

É um convite a percorrer uma pequena parte da coleção de Anabela Guerreiro que, apaixonada por esta temática, tem colecionado ao longo de vários anos centenas de presépios de todo o mundo.

‘Um Mundo de Presépios’ vai estar patente ao público até 6 de janeiro e pode ser visitada no seguinte horário: de terça a sábado, das 9h00 às 13h30 e das 15h00 às 18h00.

À semelhança de anos anteriores, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, pode ser apreciado no Pólo Museológico da Cozinha Tradicional, na Alcaidaria do Castelo, o presépio tradicional algarvio. Armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores, trata-se de uma das mais importantes tradições da região durante esta quadra.

Também no coração da zona histórica de Loulé, o pediatra e artista Francisco José apresenta na Ermida de Nossa Senhora da Conceição um presépio da sua autoria. Esta obra pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h30 às 16h00, de 8 de dezembro a 6 de janeiro.

Por outro lado, a freguesia de Alte recebe o 5º Roteiro de Presépios, exposição ao ar livre patente ao público nas ruas da aldeia e em alguns lugares da freguesia, até ao dia 6 de janeiro. A inauguração está marcada para o dia 9 de dezembro, pelas 14h00, junto ao campo de jogos tradicionais.

A mostra pretende recuperar o simbolismo do presépio e a memória das tradições populares do Natal, estimulando a criatividade, a originalidade e a solidariedade dos altenses, que se unem para dar um colorido diferente e aquecerem Alte nesta época festiva.

You may also like...

Deixar uma resposta