Conferência em Loulé sobre arte na primeira infância

Em complemento à ação de formação ‘Variações sobre ZYG’, que decorre no Cine-Teatro Louletano de 8 a 10 do corrente, a Companhia de Música Teatral vai realizar no mesmo espaço este sábado, 11 de novembro, pelas 18h00, uma conferência-performativa baseada na inovadora instalação ZYG, que tem sido visitada e desfrutada por creches da cidade de Loulé e famílias ao longo desta semana.

A conferência-performance ZYG, a cargo do orador Paulo Maria Rodrigues (um dos maiores especialistas nacionais em arte para a primeira infância) e do experiente performer Pedro Ramos, envolve um primeiro momento em que os participantes têm um contacto sensorial com a instalação e com o vocabulário expressivo dos ‘interatores’. Esse momento não pretende replicar o que acontece numa sessão com bebés, mas sim mostrar de forma viva a matéria de que é feito o projeto.

Num segundo momento, num outro espaço, procura-se descrever e analisar o processo criativo que deu origem a ZYG e os princípios filosóficos, artísticos e educativos que levaram à construção da experiência para os mais pequeninos. Através da combinação de elementos performativos e reflexivos, pretende-se desconstruir a ideia de que o conhecimento e a fruição, a razão e a emoção, se situam em polos opostos da atividade artística e académica.

A Companhia de Música Teatral dedica-se à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da música cénica ao teatro musical.

Aposta também num trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces, e tem apresentado os seus trabalhos em Portugal e um pouco por todo o mundo.

Esta conferência-performativa é dirigida ao público em geral, com especial incidência para educadores de infância, artistas, animadores e mediadores socioculturais, alunos universitários e outros interessados, tem a duração de 90 minutos e entrada gratuita (com lotação limitada), requerendo inscrição prévia.

Para mais informações e inscrições os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604, ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta