Congresso Europeu de Confrarias em Albufeira com 500 participantes

Texto e foto: Ana Sofia Varela


Albufeira volta a receber o Congresso Europeu de Confrarias Gastronómicas e Vínicas, entre 8 e 10 de novembro. Depois do sucesso de 2011, quando o concelho algarvio recebeu o evento pela primeira vez, a organização, a cargo do Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO), espera que o sucesso se repita.

Uma expetativa partilhada também por José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que vê com agrado a escolha do concelho para receber este evento europeu que deverá mobilizar cerca de 500 pessoas. “Acho que será um sucesso e julgo que a aceitação a nível das Confrarias da Europa, sobretudo a de Espanha, tem sido extraordinária”, avança José Carlos Rolo.

Segundo o autarca, o Congresso passará por diversos locais do concelho, sendo que o ponto principal será o Real Santa Eulália. “Vai decorrer ainda na Igreja Matriz, na Câmara Municipal, onde será promovida uma receção, e em princípio, algumas refeições serão realizadas em zonas e em restaurantes diferentes. Estamos a procurar diversificar, pois, por exemplo, há almoços em locais como o Clube de Caça em Paderne, a Praia dos Olhos de Água”, evidencia José Carlos Rolo à Algarve Vivo.

O facto de mobilizar cinco centenas de participantes, em época baixa, é outra das mais valias. “Nesta altura do Congresso não deve haver muitas compras, nem muito consumo, mas acredito que vão ficar maravilhados com o concelho e com o Algarve e vão querer voltar, mais tarde, em férias”, termina o autarca.

No programa constam mostras de produtos, ‘cocktail’ e diversos pontos altos para a CEUCO, como a nomeação dos novos embaixadores deste Conselho, a entrega dos prémios AURUM, a passagem do bastão ao próximo país organizador, a missa, com bênção às Confrarias e o desfile com saída da Igreja Matriz pelas ruas da cidade. Terá ainda ‘tours’ turísticos pelo Algarve, para quem viajar antes do congresso e quiser conhecer a região. É o caso de locais como Tavira, Sagres e Lagos, Albufeira e Lagoa.

Esta iniciativa é realizada todos os anos em diferentes países membros (Espanha, Portugal, França, Itália, Bélgica, Hungria, Grécia e Macau), mediante uma candidatura prévia.

Este ano é a vez do Algarve, cuja Comissão Organizadora é presidida pelo vice-presidente por Portugal e grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve José Manuel Alves.

You may also like...

Deixar uma resposta