Convento de S. José exibe valioso espólio fotográfico de Artur Pastor

O ALGARVE DO ARTUR PASTOR

Inaugura no dia 8 de setembro, pelas 16h00, a exposição “O Algarve de Artur Pastor”, que pode ser vista no Convento de S. José, em Lagoa, até 31 de março próximo.

A mostra integra-se na programação dos ENFOLA 2015 – Encontros de Fotografia de Lagoa, iniciativa levada a cabo no âmbito de uma parceria entre o Município local e a Universidade do Algarve.

A exposição é composta por um núcleo principal, constituído por 61 fotografias provenientes do Arquivo Municipal de Lisboa, detentor do espólio do fotógrafo desde 2001.

O núcleo é enriquecido pela apresentação de exemplares de obras como “Algarve, Portugal”, da autoria de Artur Pastor e publicado em 1965, e “Mulheres do meu País”, da autoria de Maria Lamas e que integra fotografias de Artur Pastor.

Podem também ser vistos um exemplar do catálogo da exposição de 1946, “Motivos do Sul”, que aconteceu no Círculo Cultural do Algarve, em Faro, e recortes de jornais e revistas referindo o valor da mostra.

As 61 fotografias, na sua grande maioria provas originais, são das décadas de 1940 e 1960, períodos em que o fotógrafo registou intensamente o Algarve.

No mesmo espaço está patente um outro núcleo, com 12 provas originais inéditas da década de 1990, inteiramente dedicadas às paisagens características da costa vicentina. Um terceiro núcleo apresenta uma coleção de bilhetes-postais ilustrados editados na década de 1940, na sua quase totalidade por Artur Pastor.

Por último, são apresentados os documentários “As crianças de Artur Pastor” e “A paisagem de Artur Pastor”, com realização de Fernando Carrilho.

O horário de abertura do Convento de S. José é de terças a sábados, das 9h00 às 12h30 horas, e das 14h00 às 17h30 horas.

You may also like...

Deixar uma resposta