Corrida com maior distância em Portugal passa pelo Algarve

Começa amanhã, 30 de novembro, a ALUT – Algarviana Ultra Trail é uma prova desportiva que integra 300km pelo interior algarvio, a percorrer por 60 atletas de seis nacionalidades, que atravessam em 72 horas os pontos mais altos do Algarve.

Organizada pela associação desportiva Algarve Trail Running, “a prova que vai pôr o Algarve à prova”, tem início em Alcoutim junto ao Rio Guadiana, e termina a 3 de dezembro junto ao Cabo de São Vicente, em Vila do Bispo.

Pelo caminho, os atletas percorrerão as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique, atravessando nove concelhos (Alcoutim, Castro Marim, Tavira, São Bras de Alportel, Loulé, Silves, Monchique, Lagos e Vila do Bispo), em percurso quase exclusivamente da Via Algarviana, classificado como Grande Rota (GR13).

A prova decorre sobretudo em zonas florestais, com o principal objetivo de promover o interior algarvio como produto turístico alternativo à habitual escolha do destino para praia.

“É um evento desportivo de ‘trail running’ que vai percorrer a região de um extremo ao outro, dando a conhecer a beleza do seu interior. Temos especial cuidado no acompanhamento dos atletas, recomendando que os participantes tenham já experiência em provas de 100 milhas ou distâncias similares. É otimista se dissermos que 20 chegam ao fim”, explica Germano Magalhães, presidente da assembleia geral da associação desportiva Algarve Trail Running, principal organizadora do evento.

A Via Algarviana está inserida maioritariamente no interior algarvio, tem história, natureza e um percurso de excelência para a prática de várias atividades desportivas. Uma combinação de fatores que atraíram inscritos de países como Portugal, Espanha, Brasil, Equador, Uruguai, Escócia. Os portugueses representam o grosso dos inscritos, com atletas de norte a sul do país e ilhas.

You may also like...

Deixar uma resposta