Crianças de Albufeira são ‘escrivães’ por um dia

O Arquivo Histórico de Albufeira tem vindo a desenvolver com as escolas do concelho uma atividade denominada Oficina do Escrivão, a qual já envolveu cerca de 600 alunos.

Através do seu serviço educativo, aquela estrutura municipal dirige a iniciativa ao público escolar, com o objetivo de dar a conhecer, aos alunos do 1.º ciclo, os instrumentos de escrita utilizados durante vários séculos.

Os alunos têm igualmente a possibilidade de utilizar as canetas de aparo para copiar documentos antigos como o Foral Manuelino de Albufeira. Por último, finalizada a cópia, as crianças utilizam o lacre, como antigamente, para selar os seus documentos. Neste contexto, as seis centenas de alunos já envolvidos tiveram direito a um certificado oficial passado pelo Arquivo Histórico de Albufeira, atestando o bom desempenho no ofício de escrivão.

Continuam abertas as inscrições para esta atividade, bastando às escolas contactarem o Arquivo Histórico através do número: 289 599 638 ou do email: arquivo.historico@cm-albufeira.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta