Descobrimentos e ‘geringonça’ inspiram Carnaval de Loulé

Carnaval de Loulé9

Nos dias 25, 26 e 28 de fevereiro, a partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha (conhecida como o ‘sambódromo’) recebe mais uma edição do Carnaval de Loulé, o mais antigo corso do país, que este ano apresenta como tema ‘Os Descobrimentos – a Grande Geringonça’.

A época de ouro da história de Portugal será recriada em tom de paródia, juntando as figuras dos navegadores e monarcas responsáveis pelas conquistas marítimas aos heróis da atualidade, personalidades bem conhecidas do desporto ou da política. Mas o contexto internacional também não será esquecido e, mais uma vez, os principais líderes do mundo vão estar em Loulé, através de uma sátira acutilante. Também a verdadeira geringonça (considerada a palavra de 2016 em Portugal) vai estar, ao vivo e a cores, no Carnaval de Loulé.

A fantasia e imaginação da equipa responsável pela conceção do corso irá levar o público à época em que se destacaram a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama, ou a descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral. Esse espírito vitorioso será transportado para os dias de hoje, em que os heróis são a seleção nacional de futebol que triunfou no Euro 2016 comandada por ‘D. Fernando” Santos, o Conquistador’.

Numa época de monarcas, destacar-se-á ainda a mediática figura de ‘D. Marcelo’, que irá espalhar muitos beijinhos e abraços pelos espetadores do corso louletano, ao comando da ‘Nau Presidencial’.

No plano internacional, as ‘trumpalhadas’ do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos irão desfilar no coração da cidade de Loulé, tal como António Guterres, líder da ONU, que tenta manter a paz no mundo com um ‘mata-moscas’.

Carnaval de Loulé 6

A autarquia local porá à disposição do público o aluguer de fatos e adereços de Carnaval, possibilitando que todas as pessoas possam entrar na folia vestidos a rigor. Uma das novidades será a exposição deste espólio, produzido ao longo dos anos pelo Município de Loulé, nas monstras das lojas do comércio da Praça da República.

Os bilhetes têm um preço de 2 euros e as receitas arrecadadas irão reverter a favor de instituições de solidariedade social do concelho.

DESFILE DE ESCOLAS E BAILE DE GALA

Para além do corso, a Câmara de Loulé promove uma série de iniciativas inseridas no Carnaval. Logo no arranque dos festejos, na sexta-feira, 24 de fevereiro, pelas 10h00, cerca de três mil alunos do 1º Ciclo e Jardins-de-infância das escolas públicas e privadas da cidade participam no Carnaval Infantil, iniciativa que tem por objetivo envolver a comunidade escolar nesta tradição louletana.

Destaque ainda para o Baile de Gala que irá animar o ‘Palácio’ do NERA na noite de segunda-feira, 27 de fevereiro, com o tema ‘Os Conquistadores de Al-úlyá’, e atuação da Arte & Música Big Band e da Banda Fora D’Horas.

Haverá ainda um diversificado programa desportivo nestes dias, para além de mais dois desfiles carnavalescos que decorrem noutras localidades do concelho, como são os casos de Alte e de Quarteira.

You may also like...

Deixar uma resposta