Dia aberto no sítio arqueológico de Vale de Boi

Poster_VB_Dia_Aberto_2015_4

No dia 25 de julho, entre as 10h00 e as 16h00, o sítio arqueológico do abrigo paleolítico de Vale de Boi, em Budens, pode ser visitado por todos os interessados, através de um dia aberto aproximar a comunidade da realidade quotidiana da escavação arqueológica e partilhar os resultados de 17 anos de investigação científica naquele importante arqueossítio.

Identificada em 1998, a jazida arqueológica do abrigo paleolítico (e do Neolítico Antigo) de Vale de Boi foi, desde então, objeto de regulares campanhas arqueológicas.

Ao longo do mês de julho está a decorrer no local mais uma campanha de escavações dirigidas pelo professor Nuno Bicho da Universidade do Algarve.

A investigação reveste-se de particular interesse pela presumível presença do Homem de Neandertal, uma fascinante temática, prioritária na agenda arqueológica mundial e importantíssima para a compreensão da própria evolução da humanidade.

Assim, naquela data a equipa da Universidade do Algarve e o arqueólogo municipal de Vila do Bispo farão as honras da casa com uma visita guiada pelo espaço e pelo tempo de um dos mais significativos e extensos arqueossítios paleolíticos identificados na Península Ibérica, onde foi registada a mais remota presença humana conhecida em todo o sul peninsular  e que remonta a 33 mil anos, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e pela Universidade do Algarve.

You may also like...

Deixar uma resposta