Educação e Pedagogia marcam Dia Internacional das Cidades Educadoras em Lagoa

O Município de Lagoa preparou para 30 de novembro próximo, data em que se comemora o Dia Internacional das Cidades Educadoras, um amplo espaço de reflexão através do colóquio “Aprender a ser para melhor aprender”. Sandra Barão Nobre, Dina Mendonça, Magda Gomes Dias, Lourdes Mata, Maria Helena Horta, Patrícia Constante e João Canossa Dias são os convidados que atrairão ao Centro Cultural do Convento de S. José um enriquecedor debate em torno de temas como Educação e Pedagogia.

Para além das competências cognitivas, com destaque para a aprendizagem da leitura e da escrita, este encontro incidirá sobre a importância do desenvolvimento das competências emocionais e da promoção da capacidade de reflexão, questionamento e resolução de problemas na formação de crianças e jovens. “Como criar experiências de literacia (emergente) para todos?”, “Quais os benefícios da leitura em voz alta para bebés?”, “Como interagem mães, pais e filhos dentro do conceito de parentalidade positiva?” serão outros dos desafios lançados.

O colóquio terá a sua abertura às 09h30, com a presença do Presidente do Município, Francisco Martins, e do Reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Paulo Águas. Pelas 09h50 Lourdes Mata (Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA), especializada no estudo da literacia familiar, fará uma intervenção sobre “As emoções na sala de aula – conhecer, reconhecer e gerir para Aprender a Ser”; e pelas 10h30 será possível assistir ao painel: “Contribuição da Literacia Emergente para o desempenho em leitura no 1º CEB”, apresentado por Patrícia Constante (Psicóloga na Câmara Municipal de Matosinhos e mentora de projetos escolares promotores de competências matemáticas e de literacia emergente).

A manhã ficará ainda marcada pelas intervenções de João Canossa Dias (Diretor Técnico da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã – ARCIL) – “Livros para a participação, histórias sobre inclusão!” (11h30) e de Sandra Barão Nobre (Biblioterapeuta) – “Ler faz bem… aos Bebés XXS também!” (12h00).

Pelas 15h30, Dina Mendonça (investigadora na área da Filosofia das Emoções – Instituto de Filosofia – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), fará uma intervenção sobre “Filosofia para Crianças e Jovens: alguns aspetos fundamentais”, área na qual tem vasta obra publicada. E, pelas 15h00, Magda Gomes Dias (autora do blog “Mum’s the boss” e de best sellers na área da pedagogia) falará sobre “Quem tem medo da Parentalidade Positiva? Os cinco pilares” da Escola de Parentalidade e Educação Positivas, da qual é fundadora.

Entre as 16h00 e as 17h30 três workshops: Redescobrir e Reconstruir a Comunicação (João Canossa Dias), A filosofia para crianças e jovens: O que fazemos com as nossas perguntas? (Dina Mendonça) e Desafios para a avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem no 1º CEB (Patrícia Constante) preencherão a tarde de dinâmicas. As conclusões do colóquio serão elaboradas por Maria Helena Horta (Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg).

Depois de um dia de partilha de experiências, o colóquio será encerrado pela Vereadora Ana Martins e pelo Delegado Regional de Educação – DgesTE – DSRAlgarve, Alexandre Martins Lima.

You may also like...

Deixar uma resposta