Empresa olhanense de barcos solares vence prémio

A firma olhanense Sun Concept foi a vencedora da categoria ‘Mar”’ na 10ª edição dos Green Project Awards (GPA) 2017, com o projeto Sun Concept – Solar Boat Builders.

Os organizadores do prémio – a Agência Portuguesa de Ambiente, a Quercus e a consultora GCI – reconheceram “o trabalho por um planeta sustentável, com energias renováveis, e a aposta em emprego jovem e qualificado”.

Os prémios GPA, cuja cerimónia da 10ª edição decorreu no final da passada semana no Porto, têm como objetivo distinguir os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal.

A Sun Concept é uma empresa de construção naval eletro-solar que nasceu da sinergia entre a inovação e o ‘design’ industrial e investimentos éticos que correspondam ao nível do retorno financeiro e da melhoria ambiental e do bem-estar das comunidades locais.

De acordo com os responsáveis pela empresa, “ao escolher Olhão e a Ria Formosa para sede, procurámos uma simbiose entre pessoas e ambiente, de forma a criar capacidade de resposta à procura de atividades socioeconómicas que enfrentem os desafios ambientais e macroeconómicos de modo otimista e sustentável.”

O conceito do SunSailer, a embarcação desenvolvida pela Sun Concept, resulta da combinação da experiência a desenvolver as primeiras embarcações eletro-solares em Portugal com a análise das tendências dos mercados de desenvolvimento e construção naval, de forma a “responder às necessidades de descarbonização da economia, proteção ambiental, promoção de modos de vida sustentáveis e da capacitação dos agentes socioeconómicos para melhorarem o seu modelo de negócio”, segundo os construtores.

O protótipo do SunSailer 7.0, que já navega com resultados animadores de ‘performance’, sem emissões associadas e com menor impacte sobre os ecossistemas, registou as primeiras encomendas nacionais e internacionais.

You may also like...

Deixar uma resposta