Escola de Lagoa vence concurso nacional de eficiência energética

A Escola Básica do Rio Arade, no Parchal, venceu, conjuntamente com as escolas básicas n.º 2 de Vialonga (Vila Franca de Xira) e de Ermesinde (Valongo) os projetos ‘Missão Unidos pelo Planeta’, ‘Missão Power UP’ e ‘Switch UP’ de eficiência energética.

O concurso envolveu 62 mil alunos de 1.473 escolas do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. Os três programas educativos levaram até às escolas, pelo quarto ano consecutivo, um desafio que reflete a urgência de criar consumos energéticos mais eficientes, estimular a mobilidade sustentável, a pegada energética e as profissões associadas à energia.

Os alunos da turma do 9º B da escola lagoense, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, destacaram-se na ‘Missão Power UP’, onde foram distinguidos, não só pela abordagem de vários temas ligados à eficiência energética (atividades práticas de mobilidade sustentável), como pelo envolvimento e interação com a comunidade (dinamização de aulas aos colegas mais novos), meios de pesquisa e utilização de ferramentas pedagógicas.

Entre outras iniciativas, os alunos desenvolveram, com o apoio da docente de Físico-Química, Cristina Jesus, fornos a energia solar e máscaras de Carnaval inspiradas em atividades profissionais relacionadas com a energia.

Os prémios foram entregues, no passado dia 8 de junho, na Fundação de Serralves, no Porto, deslocação que representou, para alguns alunos, a primeira viagem de avião. A turma da Escola Básica do Rio Arade, acompanhada pela docente responsável e pelo subdiretor do Agrupamento de Escolas do Rio Arade, recebeu um cartão Galp Frota (no valor de 500 euros), uma visita pedagógica a um Centro Ciência Viva, hotspots/vales de desconto de combustível (destinados aos docentes envolvidos no projeto) e Circuitos Ciência Viva para os elementos da equipa vencedora.

A este reconhecimento, no âmbito do desenvolvimento de iniciativas sobre a eficiência energética, veio juntar-se o veículo elétrico (Renault ZOE) atribuído ao Agrupamento no âmbito da primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. A entrega ocorreu no passado dia 13 de abril nas instalações da escola sede, que é a única unidade escolar a receber uma viatura nesta fase do projeto.

You may also like...

Deixar uma resposta