Evento ajuda a descobrir o Algarve a caminhar

Explorar o Algarve a caminhar, aliando a descoberta das suas paisagens naturais à atividade física, é o convite do Algarve Walking Season (AWS), um projeto de promoção de caminhadas na região composto por três eventos. O primeiro – o Festival de Caminhadas de Alcoutim – arranca hoje, 8 de março, e decorre até dia 10 deste mês.

São três dias de atividades ao ar livre que acontecem entre a vila portuguesa de Alcoutim e vizinha raiana espanhola Sanlúcar de Guadiana. Com o objetivo de levar os visitantes a conhecer e património natural, cultural, histórico, gastronómico e etnográfico destas localidades, o festival apresenta 17 caminhadas temáticas e cinco ateliês (‘Paisagens Apícolas das Taipas’, ‘Na Rota dos Sabores do Porco’, ‘Percurso de Observação da Natureza’, ‘Fabrico de Porta Canivetes em Empreita’, ‘Isqueiros de Pastor’). É organizado pelo município de Alcoutim, com a colaboração do Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.  

Integrado no AWS, segue-se, em plena primavera, o Walking Festival Ameixial que decorre entre 26 e 28 de abril, no concelho de Loulé, local onde surgiu o primeiro roteiro ibérico, entre as estradas com mais de 2500 anos. Este evento – promovido pela cooperativa QRER e organizado pela Proactivetur e pelo projeto Estela – destaca-se pelas cerca de trinta caminhadas, que vão desde programas para famílias a roteiros temáticos.

Já no outono acontece o terceiro evento que compõe o AWS. Trata-se da segunda edição do Walk & Art Fest, entre 1 e 3 de novembro, em Barão de São João, no concelho de Lagos. Cada dia deste evento inclui oito a dez caminhadas de curta ou longa distância dedicadas a diferentes tópicos (observação de pássaros, arqueologia, património cultural, geologia ou botânica), bem como atividades educacionais e animação garantida por artistas locais. Uma organização da cooperativa QRER.

You may also like...

Deixar uma resposta