Exposição ‘Kolkata the streets of Hope’ de Márcia Barradas no Sítio da Bemposta

A associação Ideias do Levante vai organizar uma exposição fotográfica intitulada ‘Kolkata the streets of Hope’ da autoria de Márcia Barradas, que estará patente a partir do dia 9 de março de 2019 até dia 3 de maio de 2019, no Espaço Portas do Sol, no Sítio da Bemposta, em Portimão.

O trabalho, em exposição, foi realizado na Índia, na cidade de Calcutá, em 2013, tendo como objectivo ajudar crianças desfavorecidas. Ao longo de 3 semanas, juntamente com 6 colegas, Márcia Barradas percorreu a Índia. Sensibilizada por uma realidade bem distinta da Europa, registou 12000 imagens. Destes registos, surgiu uma exposição intitulada ‘Smiles of Hope’ num conceituado restaurante português (i.e., Wine & Bread), em Londres (Inglaterra), com 45 imagens expostas, tendo sido vendidas 22 réplicas, cujo valor reverteu para iniciativas de apoio da HOPE às crianças na Índia. Em Junho de 2018, Márcia Barradas expõe, pela primeira vez, na Galeria Pintor Samora, na terra que a viu crescer (i.e., Albufeira), onde também apresentou o seu primeiro livro.

Segundo Márcia Barradas, ‘fotografar é contar histórias, ainda que captadas num só segundo’. Nesse sentido, esta exposição tem igualmente um objectivo de sensibilização para a realidade vivida num contexto fotografado, por vezes desconhecido ou, ao qual, somos indiferentes.  

 Nascida em 1973, na região de Huambo (Angola), Márcia Barradas veio para Portugal com apenas 2 anos de idade. Formou-se, em 2010, na Universidade de Artes em Londres e tem sido distinguida por diversas vezes em vários concursos das páginas da National Geographic e da Metro Newspaper UK.

You may also like...

Deixar uma resposta