Fado de Coimbra com pronúncia algarvia

fdo far

O grupo “Momentos de Coimbra” é composto por algarvios e conimbricenses e apresentou em Faro o primeiro álbum homónimo do conjunto, gravado ao vivo e com dois temas inéditos.

Alexandre Moura

A voz dos algarvios Paulo Mourinho e Ricardo Silva juntou-se à guitarra portuguesa estilo Coimbra de José Paulo e Francisco Dias e à viola de Victor Morgado e deu origem ao ‘Momentos de Coimbra’, grupo que editou agora o primeiro álbum com o mesmo nome, apresentando no início de abril, em Faro.

Este conjunto resultou de um convite para participar num projeto solidário, em que artistas de dois grupos, do ‘Ecos de Coimbra’, do Algarve, e do ‘Velha Guarda Coimbrã’, de Coimbra, se juntaram para ajudar a Associação Laços Sem Nós, com o propósito de angariar fundos para apoiar as famílias necessitadas do distrito de Coimbra.

“Surgiu da necessidade de uma amiga que representava uma associação de solidariedade e que, em junho do ano passado, me convidou para fazer um espetáculo para angariação de fundos no Estádio Cidade de Coimbra”, conta Ricardo Silva, de 38 anos, o mentor do projeto. Nascido em Lisboa, o cantor rumou ainda menino para Coimbra por motivos familiares e desde os 16 anos que se encontra ligado ao fado, sendo que reside em Albufeira há vários anos. “Aceitei o convite e entrei em contacto com alguns amigos de longa data e eles disseram logo que sim, praticamente não houve ensaios, ensaiámos apenas uma vez quando chegámos a Coimbra e o espetáculo correu uma maravilha”, recorda, ao mesmo tempo que relembra o impacto que teve o concerto e a participação do algarvio de gema Pedro Mourinho, ao cantar o fado tradicional de Coimbra. “Para além dos três músicos e amigos que tocam juntos há cerca de quarenta anos, decidi convidar o Pedro Mourinho que conheço há dois. As pessoas em Coimbra nunca tinham ouvido a voz dele e nesse concerto ficaram estupefactos com a sua participação”, recorda entre sorrisos.

Pedro Mourinho nasceu em Silves há 43 anos e vive em Faro desde os 18, mas foi em Aveiro que despertou para o fado. “Estudei em Aveiro, muitas vezes ficava de boca aberta a ouvir cantar o fado de Coimbra e sempre gostei de cantar o fado, desde os 16 anos que o faço, em casa de amigos ou em pequenas tertúlias e mais tarde em atuações ao público”, explica o algarvio, para quem a pronúncia do Algarve fica fora das atuações, como comprova o impacto positivo que teve no público de Coimbra, após a primeira atuação do grupo.

“Apesar de gostar da pronúncia algarvia, quando canto, tento fazê-lo o mais fiel possível à forma tradicional, até para passar a mensagem, pois temos uma história para contar e depois o sentimento que nos envolve quanto se canta faz o resto”, refere.

fado

CD gravado ao vivo
Depois do primeiro concerto em Coimbra, em Junho de 2014, uma digressão do grupo à Ilha Terceira, nos Açores, em novembro do mesmo ano, resultou na gravação do primeiro CD do grupo Momentos de Coimbra. “É um álbum inédito, é o primeiro CD na história do fado de Coimbra a ser gravado ao vivo e não em estúdio. Claro que podem haver enganos, como em qualquer espetáculo ao vivo mas representa um marco e transmite às pessoas o nosso valor”, salienta Ricardo Silva, para quem as expectativas com o lançamento deste álbum já foram alcançadas.

“Primeiro porque nos deu um gozo especial gravar o primeiro CD de fados de Coimbra ao vivo. Depois, porque conheço o Mourinho há cerca de dois anos e deu-me muita satisfação ver o crescimento dele no fado de Coimbra. Tem um amor à causa fantástico, para além do relacionamento entre todo o grupo que é muito autêntico e excelente”, destaca. O CD ‘Momentos de Coimbra’ é composto por 21, dois deles originais, e foi apresentado a 1 de Abril com a atuação do grupo no Club Farense, em Faro e posteriormente no ‘Coimbra Taberna’, em Lisboa, e no Centro Cultural – à Capella, em Coimbra.

Temas inéditos
O CD ‘Momentos de Coimbra’ é composto por 21 temas todos gravados em palco, sendo dois desses temas inéditos da autoria de Ricardo Silva e Pedro Mourinho. ‘A ‘Balada d’aqui’ fala de alguém que deixa Coimbra e que tem um amor por Coimbra intrínseco, quase à sua condição de vida e que por várias razões troca a cidade, que não esquece e que tem no coração, pelo Algarve”, explica Ricardo Silva. Pedro Mourinho também tem o cunho pessoal neste CD e é o autor do tema ‘Senhora da Conceição’. “É um tema muito especial que é dedicado aos meus pais que faleceram num curto espaço de tempo, em 2011 e 2013, e é dedicado à memória de ambos”, expressou emocionado.

Artista algarvio ‘pinta’ capa do CD
O CD ‘Momentos de Coimbra’ tem uma outra participação algarvia. A pintura que surge na capa do álbum é um pormenor de uma tela da autoria do artista plástico Manuel Batista. “É uma forma de homenagear Manuel Batista, um pintor farense reconhecido a nível nacional mas que vive fora dos grandes centros como Lisboa e Porto e é uma forma de não ficar no esquecimento”, salienta Pedro Mourinho.

You may also like...

Deixe um comentário