FATACIL 2019 bate recordes

  • Fatacil_1
  • Fatacil_2
  • Fatacil_3
  • Fatacil_4
  • Fatacil_5
  • Fatacil_6
  • Fatacil_7
  • Fatacil_8

A aposta na diversidade de expositores, gastronomia, artesanato, na juventude e nos artistas de renome do panorama português, trouxeram à 40ª edição da FATACIL milhares de espetadores, batendo assim o recorde da edição anterior, no que a entradas no recinto diz respeito. 

Foram mais de 195 mil visitantes que passaram pela 40ª edição da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL). O certame, que foi este ano inaugurado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e que contou também com a presença do primeiro-ministro António Costa no dia 23 de agosto, encerrou no passado dia 25 de agosto e, durante 10 dias, encheu Lagoa de música, cultura, tradição, juventude e muita animação.

A Câmara Municipal de Lagoa registou um aumento de aproximadamente 10 por cento no numero de visitantes e receita de bilheteira em relação a 2018.

A melhoria no estacionamento, a maior fluidez na aquisição de bilhetes, com um tempo médio de espera nunca superior a 8 minutos e um aumento da venda de bilhetes online na ordem dos 15 por cento, facilitaram o acesso ao Parque de Feiras e Exposições de Lagoa.

Aquela que é a maior feira a Sul do Tejo bateu o seu recorde de entradas no sábado, dia 24, com a atuação da fadista Mariza com a Orquestra Clássica do Sul, com perto de 30 mil visitantes. 

Para a enorme afluência de público, muito contribuíram as novidades, a aposta na melhoria e a dinamização permanente da FATACIL, assinatura de marca das últimas cinco edições. 

Uma vez mais, os vinhos do Algarve estiveram em grande destaque, bem como o Espaço Amar a Terra, onde as mesas se mantiveram sempre cheias, revelando a curiosidade dos visitantes pela gastronomia, pelas tradições e pela cultura algarvia. A animação, garantida pela atuação de ranchos folclóricos de várias zonas do País, e as tertúlias e sessões de show cooking constituíram, outro dos aliciantes para o sucesso daquele espaço.

O público registou ainda uma grande afluência, e de forma quase permanente, no Setor Equestre, particularmente nos dias de atuação do “cabeça de cartaz”, Paco Martos, uma «estreia absoluta em Portugal» na FATACIL Equestre.

A organização destaca ainda o espaço do Artesanato, onde os artesãos trabalharam ao vivo, em atividades tradicionais, durante os 10 dias da Feira. 

Outro dos sucessos da 40ª edição foi, um cartaz orientado para a juventude, com a criação de uma Fun Zone e uma tenda eletrónica onde os destaques foram os vídeojogos, os simuladores e até conhecidos youtubers, como Tiagovski,  Jéssica Pinho, Nuno Moura, Pedro Tim, JaimeDrake ou Shutdown, que estiveram disponíveis para conviver com os mais jovens. 

As preocupações ambientais com a redução do plástico na Feira, através da campanha “Mais vale um copo na mão, do que uma dúzia no chão”, foi um sucesso com a utilização de 50 mil copos recicláveis. Esta novidade levou a que os  visitantes ajudassem o ambiente, e levassem consigo cerca de 20 mil copos recicláveis e reutilizáveis.  

Esta foi, por todos estes motivos, segundo o presidente da Câmara de Lagoa, Luis Encarnação, “a melhor FATACIL de sempre, uma verdadeira mostra do melhor que o Algarve e o país têm para oferecer”. 

Após os trabalhos de desmontagem – que deverão estar concluídos durante a primeira semana de setembro -, o Município de Lagoa começará a preparar a 41ª edição, que decorrerá entre os dias 21 e 30 de agosto de 2020. 

You may also like...

Deixe um comentário