FATACIL começa esta sexta-feira com inovações e à espera de 200 mil visitantes

fata

A 37ª edição da FATACIL (Feira de Artesanato, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa) começa esta sexta-feira e prolonga-se até 28 de Agosto, surgindo com algumas novidades e ambição de chegar aos 200 mil visitantes, em função também do ousado cartaz musical que apresenta.

Com uma entrada nova, melhorias no interior do recinto e atuações de grandes nomes da música nacional, como Ana Moura, Rui Veloso, D.A.M.A, The Gift. O preço mantém-se a 3,5 euros e as crianças até 12 anos não pagam. Além disso, há pulseiras que custam 20 euros a utilizar ao longo da feira. Uma das novidades é a possibilidade de adquirir as entradas online (Ticketline PortugalWorten e Fnac), evitando assim filas nas bilheteiras do recinto.

A grande inovação neste ano consiste num conjunto de intervenções no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, com a reformulação do pórtico da entrada, tendo sido retirado o que existia, em alvenaria, considerado muito curto bastante estreito. Passa a haver um em metal, mais aberto e com mais espaço, o que permite maior fluência de público.

“Outra das intervenções foi a demolição daquilo que eram barreiras arquitetónicas, muros, paredes, que de alguma forma também condicionavam a circulação das pessoas. O objetivo é que FATACIL fique mais aberta, com uma vista mais ampla. Pretendemos que haja uma sensação de maior abertura para os visitantes e para a própria cidade. Também nesse âmbito foi reformulada a nave, após ter sido desmantelada, mas continua com a sua estrutura, dando igualmente uma visão mais ampla e maior fluidez a quem por ali circula”, referiu ao ‘site’ da revista Algarve Vivo o vereador Luís Encarnação, responsável pelo certame.


Cartaz musical de luxo
O cartaz musical, uma das principais atrações e com um custo de cerca 200 mil euros, idêntico ao do ano passado, contará no dia 19 à noite com a banda de pop D.A.M.A (que integra Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristoninho), a 20 terá a atuação de Anselmo Ralph.e a 21 a banda portuguesa ‘The Gift’ (Sónia Tavares, Miguel Ribeiro, John Gonçalves, Nuno Gonçalves e Bernardo Costa). Seguem-se AGIR, nome artístico do cantor e compositor Bernardo Correia Costa (22), Miguel Araújo (23), Quim Barreiros (24), Rita Guerra (25), Mickael Carreira (26), Ana Moura (27) e, a encerrar, Rui Veloso, na noite de 28 de Agosto.


Seis parques de estacionamento
Outra das novidades desta edição é o aumento da capacidade de estacionamento com quatro parques, os quais no total poderão receber cerca de 4.000 veículos. Custa dois euros para o público em geral e 1,50 para os expositores. Ao mesmo tempo, na sequência de um protocolo de colaboração com os hipermercados Apolónia e Aldi, os visitantes poderão utilizar gratuitamente a partir das 22h00 e até à 01h00 da madrugada os respetivos parques de estacionamento.


Recorde do ‘Guiness’
Por outro lado, no âmbito de ‘Lagoa Cidade do Vinho 2016’, a autarquia vai tentar bater o recorde do maior brinde de sempre a contar para  o ‘Guiness Book’, com mais de 1.500 pessoas. O objetivo é brindar com o ‘Lagoa Reserva DOC 2014’, precisamente o mesmo néctar que esteve submerso nas águas do Rio Arade durante mais de três meses.

Edil de Lagoa inaugura
Tal como em 2015, a edição deste ano da Feira é inaugurada, a partir das 19h00, pelo presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins. Para já, não está confirmada a presença de qualquer governante durante o certame, mas é expetável que durante os 10 dias da FATACIL alguns políticos a nível nacional visitem o certame.

As estrelas da música
Dia 19: DAMA
Dia 20: Anselmo Ralph
Dia 21: The Gift
Dia 22: Agir
Dia 23: Miguel Araújo
Dia 24: Quim Barreiros
Dia 25: Rita Guerra
Dia 26: Michael Carreira
Dia 27: Ana Moura
Dia 28: Rui Veloso

 

You may also like...

Deixar uma resposta