Festa da Espiga leva desfile etnográfico a Salir

Festa da Espiga em Salir - C.M.Loule - Mira (1)

É já nesta quinta-feira, 14 de maio, que a freguesia de Salir recebe mais uma Festa da Espiga, um dos mais importantes cartazes turísticos e etnográficos do interior do Algarve.

A Festa da Espiga conta com um programa de animação musical e desportiva, um desfile etnográfico, atividades para os mais novos, uma exposição de produtos regionais e tasquinhas com manjares e petiscos serranos, que se estende por três dias e três noites – Noite da Espiga (dia 14, quinta-feira), Noite Popular (dia 15, sexta-feira) e Noite Jovem (dia 16, sábado).

A manhã do Dia da Espiga arranca pelas 9h00, com um passeio de BTT seguido de um passeio pedestre, para às 12h00 abrirem as tasquinhas onde os visitantes poderão saborear a gastronomia tradicional da serra, ao passo que às 14h00 vai estar patente ao público uma exposição de produtos regionais.

Pelas 15h00, na principal artéria da vila, tem lugar o tradicional desfile etnográfico em representação de toda a atividade agrícola desta freguesia rural, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e destilação, apicultura e extração de cortiça, até ao varejo do figo, amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto e cestaria de verga.

Haverá ainda poetas populares declamando os seus poemas feitos de improviso e uma exposição de maquinaria agrícola das diversas marcas existentes no mercado.

Uma das particularidades da Festa da Espiga é que a população tem ainda a possibilidade de deixar uma mensagem, em forma de poema ou quadra preparada ou apenas de improviso, ao executivo municipal para pedir ou agradecer as obras feitas na terra.

Durante a noite, está prevista a animação musical a cargo do Grupo Folquestra, Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Ruben Baião (com baile tradicional) e Irmãos Verdades.

Na sexta-feira, dia 15, a tarde é dedicada aos seniores, com um baile tradicional, enquanto à noite sobem ao palco o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”, o Rancho Folclórico Praias do Sado, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha) e o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho, e Gonçalo Tardão animará o baile que decorre a partir das 23h30.

No encerramento da Festa da Espiga, dia 16 de maio, a animação para os mais novos preenche o programa, arrancando o dia com o I Torneio de Futebol “Os Espiguinhas”, às 10h00, e a partir das 14h00 os jogos infantis, o desfile “Miss e Mister Espiga” e muitas surpresas que irão animar a Tarde das Espiguinhas.

À noite, depois do baile com Nestor e Nuno, sobe ao palco às 22h30 o músico de hip-hop D8, participante no programa “Factor X”, para um concerto onde irá apresentar os temas originais que o marcam o início da sua carreira.

O programa encerra com o concerto da banda de reggae de tributo a Bob Marley “Quem é o Bob?” e a música do dj PSLM.

You may also like...

Deixar uma resposta