Festa do Cinema Italiano junta em Loulé sétima arte e gastronomia

Algumas das mais recentes obras dos grandes autores do cinema italiano, numa viagem por filmes que marcaram presença importantes festivais de cinema  podem ser vistos no Cine-teatro Louletano entre 18 e 20 de maio.

Trata-se da 11.ª edição da Festa do Cinema Italiano que, pelo quinto ano consecutivo, acontece em Loulé e um pouco por todo o país. Durante o fim de semana haverá também propostas paralelas ligadas à língua e gastronomia de Itália.

Em termos de gastronomia, nos três dias do Festival, pelas 19h00, acontece no bar do Cine-teatro um encontro de experiências entre a ligação direta da sétima arte aos sabores italianos. O jantar, no valor de 15 euros, implica inscrição prévia através do telefone 289 414 604, das 13h00 às 18h00, ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt

‘The Place’ é a primeira das sessões cinematográficas agendada para as 21h00 de sexta-feira, 18 de maio, mas a Festa do Cinema Italiano não é feita só de longas-metragens. Especialmente no sábado, dia 19 de maio, pelas 15h30, haverá um momento dedicado às curtas de autores italianos, numa amostra do que melhor se fez neste formato em 2017 e em 2018. Assim, ‘The Millionairs’, ‘La Giornata’, ‘Mon Amour Mon Ami’ e ‘Bismillah’ incluirão a rubrica ‘El Corto’.

No mesmo dia, pelas 17h00, será exibido no grande ecrã ‘Botticelli – Inferno’, desta feita um documentário, e pelas 21h00 ‘In Guerra Per Amore’. No domingo, dia 20, às 17h00, exibe-se outro documentário, ‘Raffaello – Il Principe Delle Arti’.

A Festa do Cinema Italiano é uma oportunidade para conhecer a produção recente da cinematografia italiana, mas também para revisitar clássicos que marcaram gerações. É o caso de ‘Nuovo Cinema Paradiso’ (‘Cinema Paraíso’) (1988), de Giuseppe Tornatore, que o festival apresenta no âmbito da comemoração do seu 30.º aniversário. ‘Cinema Paraíso’, este marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados, será exibido no dia 20 de maio às 21h00.

As sessões cinematográficas têm um custo associado por pessoa de 3 euros.

Para os que sempre queiram aprender italiano, há um ‘workshop’ gratuito, sendo que a inscrição prévia deve ser feita até ao dia 17 de maio.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt, existindo a possibilidade de compra de ingressos nos locais aderentes ou on-line através da plataforma BOL, em https://cineteatrolouletano.bol.pt/

You may also like...

Deixar uma resposta