Festas do Pescador regressam esta sexta-feira a Albufeira

As Festas do Pescador estão de regresso a Albufeira para homenagear as gentes do mar, as tradições e a gastronomia. O programa tem início esta sexta-feira, dia 7 de setembro, com a abertura do recinto pelas 18h00. Durante três dias, a emblemática Praça dos Pescadores vai-se transformar num imenso arraial com tasquinhas de comes e bebes e muita animação, com destaque para o espetáculo com Edna Pimenta, no dia 7, o XXII Festival de Folclore de Albufeira, a 8, e a atuação do grupo UHF, no último dia do certame.

Todos os anos a Praça do Pescador veste-se a rigor para homenagear as gentes do mar e as tradições piscatórias oferecendo aos visitantes um imenso arraial que durante três dias junta visitantes e turistas num animado convívio, com as associações locais a apresentar o melhor da gastronomia da região, onde não irá faltar o xerém, os choquinhos com tinta, marisco variado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, caldeirada de peixe e a tão afamada doçaria regional – com destaque para os dom-rodrigues e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba, uma verdadeira tentação para o paladar. A Festa abre portas amanhã, dia 7, pelas 18h00, e às 19h00, o presidente da Câmara, acompanhado por elementos da vereação e alguns representantes de várias entidades do concelho, faz a habitual visita ao certame. À noite, após a degustação das iguarias, as atenções voltam-se para o palco, que irá receber o “Duo 64”, que irá convidar todos a dançar com o seu repertório de música popular a que seguirá a atuação da artista brasileira Edna Pimenta.

No sábado, dia 8, a Festa do Pescador é dedicada ao XXII Festival de Folclore de Albufeira, dando destaque à riqueza dos trajes, das danças e dos cantares mais genuínos dos ranchos de vários pontos do País. A atuar vão estar o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Santa Clara-a-Nova e Gomes de Aires (Almodôvar), Rancho Folclórico da Madalena (Vila Nova de Gaia), Rancho Típico das Lavadeiras de Aboim da Nóbrega (Vila Verde) e o Rancho Folclórico de Albufeira.

No domingo, dia 9, o “Duo 64” volta a assumir a primeira parte do espetáculo da noite, que irá fechar com os UHF. A mítica banda de rock português, de António Manuel Ribeiro, promete “incendiar” os visitantes com alguns dos seus temas mais conhecidos, onde certamente não irá faltar “Cavalos de Corrida”, “Menina estás à janela” e “Toca-me e Foge comigo menina”, entre outros êxitos. Neste último dia, o concurso “7 Maravilhas à Mesa” também vai estar em destaque, com a passagem da claque pelo palco da Praça dos Pescadores para apelar ao voto na mesa de Albufeira e Olhos de Água, que irá disputar a final no próximo dia 16 de setembro.

You may also like...

Deixar uma resposta