Festival da Sardinha anima agosto portimonense

O clássico do Verão regressa a Portimão, entre 7 e 11 de agosto, para cinco noites de animação musical e sardinha no pão. Uma das novidades deste ano será a parada ‘Portimão – Cidade Europeia do Desporto’, um desfile, comandado por uma embarcação típica algarvia, onde serão representadas as principais modalidades desportivas do concelho.

Este é um dos mais emblemáticos festivais gastronómicos do país, em que a primeira edição remonta a 1985, permitindo apreciar esta espécie de peixe como manda a tradição, no pão caseiro, ou no prato acompanhada com batata e salada à algarvia. Em todo o espaço entre o Museu e as pontes rodoviária e ferroviária haverá artesanato, doçaria, animação de rua e até música no coreto com bandas locais.

A partir das 22h00, no palco principal, a proposta é ouvir grandes êxitos de artistas e bandas portuguesas. A abrir a programação musical, no dia 7, atua o grupo ‘Amor Electro’, que compôs o hino da Cidade Europeia do Desporto para Portimão. No dia seguinte, será a vez da jovem cantora portuguesa Bárbara Bandeira, sendo que a 9 de agosto será Marco Rodrigues a subir ao palco.

Os últimos dois dias de festival ficam reservados a C4 Pedro, e a fechar, no dia 11, será a banda Expensive Soul.

Junho mês de marchas

No mês em que começa o Verão, Portimão prepara-se para os grandes desfiles das Marchas Populares nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho, sempre às 21h30.

A animação pautada pelos célebres desfiles com centenas de marchantes das coletividades portimonenses evocarão a tradição das noites repletas de brilho, cor, música, dança, criatividade e emoção.

A XX edição das Marchas Populares encantará residentes e turistas nas três freguesias do município, contando com a participação de quatro coletividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor. Este ano, a Marcha Infantil do Lar da Criança também participará com dezenas de crianças que, desde abril, se preparam para os desfiles.

A novidade será a localização do primeiro desfile que será no Portimão Arena, no dia 7 de junho. O segundo desfile será no dia 14 de junho, às 21h30, onde os marchantes passarão pela zona ribeirinha de Alvor e pelas ruas pitorescas da vila.

No dia 21 de junho, às 21h30, será a vez da aldeia da Figueira, na freguesia da Mexilhoeira Grande. É um espaço onde a comunidade local se junta para cumprir a tradição com a exibição dos desfiles onde prima o brilho dos trajes dos marchantes. O culminar desta grande festa será no dia 28 junho, na Praia da Rocha com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro, passando pela principal artéria, em direção à Fortaleza de Santa Catarina e terminando na Marina de Portimão com uma coreografia que fará jus ao trabalho dos últimos seis meses nas coletividades.

 

Lota Cool Market

A 6ª edição do Lota Cool Market decorrerá em três dias,de 18 a 20 de julho, entre as 18h00 e a 1h00, sob o tema ‘California Dreaming’. O mercado de novo artesanato, design e produtos gourmet de produção nacional levará à zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga lota, projetos de criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e objetos originais.

Portimão Wine Tasting

Dos tintos mais leves, aos brancos frescos passando pelos rosés mais frutados, o convite é para que as pessoas provem, experimentem e levem para casa bebidas de qualidade, num ambiente descontraído, onde podem conversar, conviver e até dançar. O formato é também bastante informal, já que a novidade este ano é o conceito de Street Food, com a presença da ‘Lambreta Maria do Mar’, do ‘Em Pão Torrado’ e o ‘Porco no Espeto’. A iniciativa, agendada para 26 a 28 de julho, entre as 18h00 e as 24h00, conta com a participação dos três produtores de vinhos de Portimão e promete aos ‘wine lovers’ grandes experiências vínicas e degustações de produtos tradicionais portugueses.

You may also like...

Deixar uma resposta