Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres em Albufeira

O ‘FOMe – Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres’ está de regresso a Albufeira, desta feita para uma maratona de quatro dias de espetáculos, que vão passar pela Biblioteca Municipal Lídia Jorge e pelo Auditório Municipal, entre 14 e 22 de setembro. Trata-se de um evento em que o público vai poder observar a marioneta nas suas mais diversas formas, estéticas, técnicas e de materiais, bem como vivenciar com os artistas o olhar muito próprio que estes têm da sua arte e das marionetas. Todos os espetáculos são de entrada livre, sujeitos à lotação dos espaços. Um evento a não perder! Marque já na sua agenda! 

Este é o segundo ano que o Festival é organizado em parceria pelos seis municípios do Algarve Central, Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, em colaboração com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, iniciativa que conta com o financiamento da União Europeia através do programa CRESC Algarve 2020. A programação, que este ano foi reforçada, integra um total de 18 companhias portuguesas e estrangeiras, 50 espetáculos, workshops, experiências gastronómicas e uma exposição.

Em Albufeira o Festival abre portas no dia 14 de setembro, pelas 19h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, com o espetáculo ‘Janet’, realizado inteiramente a partir de utensílios de cozinha, em que a personagem principal é um bocado de massa de pão crua, cujas peripécias irão ser acompanhadas até ao momento de ir para o forno. No dia 15, no mesmo local, mas agora a partir das 11h00, porque o espetáculo intitulado ‘Variações com Marionetas de Fios’ é vocacionado para os mais pequeninos (M/3), várias marionetas de fios desfilam e exibem as suas habilidades musicais, outras dançantes e algumas demonstram os seus dotes circenses. Truques, fantasias e surpresas abrem a porta a um mundo mágico e encantado que prometem fazer as delícias do público. ‘Garbage Monster’ é o espetáculo que se segue no Auditório Municipal de Albufeira, dia 21 de setembro, pelas 21h30. Trata-se de uma comédia ambiental, que apresenta um mundo colorido e bem-humorado de marionetas de sombras e músicas tradicionais turcas.

A personagem central é uma criatura que come tanto lixo que se transforma num monstro de bom coração. Ele tenta comer todo o lixo que consegue encontrar para manter os mares limpos, principalmente de garrafas de plástico. No último dia do ‘FOMe’, 22 de setembro, a programação será alargada aos dois espaços, com espetáculos a decorrer durante a manhã na Biblioteca Municipal Lídia Jorge e à tarde no Auditório Municipal. Na Biblioteca realizam-se três sessões. ‘Stop’, pelas 10h30, apresenta um palco e bonecos minúsculos, num espetáculo que pode caber numa pequena mala. Quando a mala se abre as marionetas contam histórias, expressam sentimentos e humores num espetáculo sem palavras. Pelas 11h00 é a vez de ‘Laia e o Voo da Imaginação’. Laia uma marioneta, construída à mão em madeira, possui 22 fios e olhos articulados, representa uma criança fascinada por pássaros e pintura. No meio dos seus devaneios, interage com as pessoas do público, abraçando-as, sentando-se em suas pernas e fazendo pinturas nas suas mãos. ‘Cyclose’, a última atuação da manhã, está marcado para as 11h30. É um espetáculo poético que envolve três marionetas de fios, o manipulador e os seus bonecos criam uma encantadora viagem onírica de imaginação.

O Festival encerra com o espetáculo ‘Men In Coats’, pelas 16h00, no Auditório Municipal, num duplo ato de comédia visual que combina as artes da comédia, ‘clown’ e ilusão. A sua mistura de truques visuais conquistou audiências, sendo que o espetáculo já foi apresentado em alguns dos maiores e mais prestigiados locais do mundo. 

You may also like...

Deixar uma resposta