Festival Entre Mares ‘inunda’ Portimão de espetáculos

‘Halka’, do Grupo Acrobático de Tanger, é o primeiro espetáculo do Festival Entre Mares que decorre entre os dias 3 de maio e 7 de junho no Teatro Municipal de Portimão e no Museu da cidade, integrado no Programa 365 Algarve, através de um programa que abarca as expressões artísticas do novo circo, da dança, da world music, do teatro e do cinema.

Em ‘Halka’, a arte acrobática marroquina ancestral vê-se em a braços com um grupo de 14 acrobatas que derruba as fronteiras geográficas culturais, de gênero e de classe, oferecendo uma hora intensa de circo contemporâneo popular, ao ritmo dos tambores, do tar, do banjo e do ribab, misturando em palco poesia, humor e melancolia. Terá duas sessões, uma no dia 4 e outra no dia 5 de maio.

No segundo fim de semana de maio, a 12, o bailarino dervish turco Ziya Azazi apresenta ‘Kismet’, uma obra experimental coreografada, produzida e executada em colaboração com o compositor e performer Claudio Bettinelli, em co-produção com o Teatro Municipal de Portimão.

Ziya Azazi reinventou a dança dervish, refletindo uma visão pessoal e artística da dança tradicional sufi e as influências da sua formação em dança clássica e contemporânea. Aproveitando a sua presença em Portimão, realiza-se um ‘workshop’ de dança dervish onde será feita uma breve abordagem ao universo e à técnica da dança sufi, destinado a pessoas mais de 18 anos com ou sem formação em dança. O mesmo acontecerá nos dias 3 e 4, entre as 18h30 e as 21h30, e no dia 5 de maio das 15h30 às 18h30, com um valor de 30 euros.

Nascida em Casablanca e sediada em Marrakech, Oum é uma cantora e compositora que lançou sua carreira no início dos anos 2000 com canções influenciadas pelo pop e hip-hop, com letras em inglês e darija, o dialeto árabe magrebino amplamente falado no norte de África. Através da sua voz sensual, xplora a diversidade da música marroquina, fundindo-a com sonoridades soul, gnawa e árabe-andaluz. O seu mais recente álbum ‘Zarabi’ será apresentado no dia 19 de maio.

A companhia Quorum Ballet, coreografada por Daniel Cardoso, marcará presença no dia 26 de maio para, através das linguagens da dança, do teatro, da poesia, da música e das artes plásticas e técnicas multimédia, apresentar a peça ‘Dois Séculos’, um encontro renovado com a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, representando alguns momentos da sua biografia singular.

PARCERIAS COM O ASSOCIATIVISMO

A associação cultural Dancenema, que desde 2008 desenvolve projetos de criação artística, espetáculos e ’workshops’, apresenta no dia 23 de maio a peça ‘Sem retorno’, uma reflexão sobre o estado de espírito, personalidade e introspeção acerca dos mundos vivenciados por Manuel Teixeira Gomes, desenvolvida sob o olhar contemporâneo das autoras Ana Alberto e Thora Jorge.

Em parceria com a associação cultural Contramaré, será exibida no auditório do Museu de Portimão uma maratona de cinema do Mediterrâneo. Em ‘Mar à Tona’, o público poderá conhecer um pouco do cinema desta vasta área geográfica, fortemente marcada pela presença do mar, através de dois filmes de ficção e um documentário. Serão apresentados ‘Balaou’ de Gonçalo Tocha a 3 de maio, ‘Novo Cinema Paraíso’ de Giuseppe Tornatore a 10 maio e ‘Na Síria’ de Philippe Van Leeuw  a 24 de maio.

O Festival Entre Mares termina com a mostra de teatro escolar ‘Em cena no Mediterrâneo’, que levará ao palco do Teatro Municipal de Portimão nos dias 1 e 2 de junho a peça ‘Um mar de gente’, apresentada pelo Teatro da Caverna, e no dia 7 a peça ‘(Des)Humanidade’, de Marta Freitas, pelo grupo de teatro do curso profissional de artes do espetáculo da Escola da Bemposta.

PASSE FESTIVAL

As atuações começam às 21h30 e decorrem todas no Grande Auditório, com exceção do espetáculo de 23 de maio, que acontecerá na Black Box, e da mostra de cinema, cujo desenvolvimento se processará no Museu de Portimão.

Os espetáculos ‘Halka’, ‘Kismet’, ‘Zarabi’ e ‘Dois Séculos’ realizam-se no Grande Auditório e têm bilhetes a 10 euros, havendo no entanto entradas a 7,50 euros para menores de 25 anos, maiores de 65 e grupos de dez ou mais pessoas. Poderá ainda ser adquirido o Passe Festival para estes quatro espetáculos, pelo valor de 30 euros.

Os bilhetes para o evento na Black Box custam 5 euros, ao passo que a maratona de cinema e a mostra de teatro escolar têm entrada gratuita.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro de terça-feira a sábado entre as 13h30 e as 18h00 e em dias de espetáculo até às 22h00, ou na bilheteira online, em tempo.bol.pt.

Para conhecerem em detalhe toda a programação do Festival Entre Mares, os interessados podem aceder ao sítio www.teatromunicipaldeportimao.pt.

 

You may also like...

Deixe um comentário