Folar gigante confecionado em Olhão

Pelo quarto ano consecutivo, a cidade de Olhão volta a receber o folar gigante, uma iniciativa do cozinheiro olhanense Filipe Martins agendada para 8 de abril. A iniciativa tem o apoio do Município local e sai à rua no Largo da Restauração a partir das 15h30.

Filipe Martins prevê que o folar gigante deste ano meça cerca de 100 metros, saindo ainda dos fornos da pastelaria Kubidoce por estes dias o folar típico da serra, o de figo, amêndoa e laranja, o de batata-doce, o de azeite e o de chocolate.

Este ano, fruto da inspiração nos folares tradicionais do norte de Portugal e de ideias recolhidas em viagens recentes a vários países da Europa, Filipe Martins introduz a inovação do folar de carnes, cuja receita inclui, para além de ervas aromáticas típicas da Ria Formosa, como a inula, os enchidos: chouriço espanhol, pepperoni italiano, bacon, presunto e fiambre.

No total, a receita para o folar gigante deste ano inclui 520 quilos de açúcar amarelo, 250 quilos de farinha, 200 quilos de manteiga, 100 quilos de margarina, 25 litros de azeite, 10 litros de medronho, 10 litros de mel, 15 quilos de amêndoa, 50 quilos de batata-doce, 15 quilos de laranja confitada, 15 quilos de figos, 2 quilos de canela, 2 quilos de erva doce, 540 ovos, 10 quilos de fermento, 15 quilos de chocolate e 20 quilos de enchidos.

Como habitualmente, o folar gigante terá uma vertente solidária: por cada fatia distribuída será solicitada uma contribuição monetária simbólica, que reverterá na sua totalidade a favor de uma instituição do concelho de Olhão.

You may also like...

Deixar uma resposta