Formação, windsurf, andebol e ginástica são destaque em Portimão

A vertente formativa e teórica será o destaque da programação de abril de Portimão Cidade Europeia do Desporto (CED 2019) com três eventos no Portimão Arena. É o caso do Congresso Your Future, agendado para 5 e 6 de abril, e que reunirá várias personalidades, sobretudo ligadas ao mundo do desporto num debate sobre as boas práticas desportivas e o papel dos ex-atletas na sua integração nos mais diversos sectores da sociedade.

Inserida na programação deste encontro, foi agendada ainda para 5 de abril uma partida de futebol de cariz solidário, com entrada gratuita, onde serão recolhidos bens alimentares, a cargo do Banco Alimentar. O desafio, às 19h45, no Estádio Municipal de Portimão, com os apoios do Portimonense Futebol SAD e da Liga Portugal, destina-se a apoiar o programa Your Future da Sports Embassy, entidade organizadora do congresso. A partida será disputada por ex-atletas de diversas modalidades.

O outro grande evento na área da formação será o Congresso da Associação Portuguesa de Treinadores de Natação, em simultâneo com o Congresso Ibérico da modalidade, a decorrer de 26 a 28 de abril, que fazem deslocar para Portimão algumas dezenas de técnicos portugueses e espanhóis, sob organização daquela associação, em conjunto com o município e a Portinado.

O mês começou com o 8º Fórum do Treinador de Futebol/Futsal, que será encerrado esta terça-feira, 2 de abril, pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. A iniciativa reuniu figuras do desporto como Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, José Mourinho, Jorge Jesus, Carlos Carvalhal, Vítor Pereira, João Aroso, José Peseiro, Henrique Calisto, Vítor Oliveira, Rui Águas, Domingos Paciência ou José Couceiro. O fórum é organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

Ainda nesta componente, merece destaque o 5º Seminário Internacional de Andebol de Portimão, uma organização da Associação de Andebol do Algarve que se dividirá entre as instalações do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) e o pavilhão da Escola Teixeira Gomes.

O Campeonato do Mundo de Windsurf, que decorrerá de 20 de abril a 5 de maio, com sede na Área Desportiva da Praia da Rocha, numa organização conjunta entre a Windptm, o Clube Naval de Portimão, o Clube Naval Dom João II e a Câmara Municipal de Portimão, bem como ao Torneio Internacional de Portimão em Andebol M50, agendado para 27 e 28 de abril, no Pavilhão Gimnodesportivo Portimão, por iniciativa da Equipa M50 Handball e da autarquia local, são outros dois pontos altos da programação.

Durante este mês será ainda promovido o Campeonato Distrital da 1ª Divisão em Ginástica Rítmica (dia 6), no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, o Campeonato de Velocidade da ISSA (dias 6 e 7), no Aeródromo Municipal de Portimão, o GP de Portimão – Troféu de Esperanças de Portugal 2019 Júnior e Sub-23 em Ciclismo (dias 6 e 7), o estágio da seleção nacional de andebol para juniores A e masculinos sub-21 (8 a 12 de abril) nos pavilhões Gimnodesportivo de Portimão e de Montes de Alvor, o Campeonato Regional de Sub-14 em Ténis (dias 13 e 14) no Complexo Municipal de Ténis.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar (dias 13 e 14), na Praia da Rocha, o Campeonato Nacional de Jovens em Xadrez (13 a 17 de abril) na Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portugal Ténis Tour U-16 (13 a 20 de abril) no Penina Hotel e Golf Resort, 2º Triatlo “Valter Pais” (dia 14) em Alvor, Troféu de Tiro “Eng. Nuno Mergulhão” (dia 20) na Academia de Tiro de Portimão, Sarau da Primavera em Ginástica Rítmica (dia 20) no Pavilhão Gimnodesportivo Portimão e Jogos Euros 2019 (27 de abril a 4 de maio), numa organização do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Segurança Social do Algarve são outras das propostas.

Na área do “Mais Desporto para Todos!”, as sugestões vão da ginástica ao golfe, passando pela corrida ou pelo yoga. A programação completa pode ser consultada online.

You may also like...

Deixar uma resposta