Frota municipal de albufeira ganha veículos elétricos

O Município de Albufeira já tem seis veículos elétricos em circulação, estando previsto, até ao final do ano, abrir novo procedimento destinado à aquisição de mais seis viaturas elétricas, para reforçarem a atual frota municipal.

Os novos veículos, de inco lugares, bateria de 30 kwh e autonomia real de 300 km, representam um investimento global na ordem dos 166 mil e quinhentos euros, numa medida que tem por objetivo promover a mobilidade sustentável, com baixo impacte ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, refere a propósito que a presente aquisição faz parte da estratégia de mobilidade do Município, visando substituir de forma gradual os veículos de combustão interna, mais antigos e poluentes, por viaturas elétricas, mais amigos do ambiente.

O autarca destaca que, “sendo Albufeira um concelho iminentemente turístico, as preocupações ambientais estão na ordem do dia, pelo que é fundamental adotar medidas que contribuam para a utilização eficiente de energia, a redução de emissões poluentes e o ruído resultante da condução automóvel.”

Já em maio do ano passado, o Município assinou um protocolo de colaboração institucional com o Instituto do Turismo de Portugal, a MOBI.E,S.A. (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC) com vista à promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região. Com base nesse acordo, a autarquia comprometeu-se a implantar uma rede de carregamento de veículos elétricos e a criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes, nomeadamente através de apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento.

O abastecimento dos veículos elétricos é feito através de três postes fixos, cada um dos quais com três pontos de carregamento, colocados no edifício dos Paços do Concelho e nas instalações municipais do Páteo e de Vale Pedras. Para além destes postos de carregamento para uso privativo da Câmara, prevê-se, para breve, a instalação de mais dois postes públicos, propriedade do Município, ligados à rede Mobi-e, destinados a todos os proprietários de veículos elétricos com o respetivo cartão. Estes postes irão ser instalados na Rua do Município, junto ao parque de estacionamento, e na Rua Manuel Bentes Júnior, junto ao parque de estacionamento P1.

No âmbito do protocolo institucional com o Turismo de Portugal, AMAL, Mobie e ARAC, irão ser instalados mais dois postos de carregamento: numa primeira fase, será colocado um na Alameda da Orada, junto à Marina de Albufeira, e posteriormente, em data ainda a definir, um outro na Rua Manuel Teixeira Gomes, na Corcovada.

Em ambas as situações, cada posto terá dois pontos de carregamento semirrápido a 22 kw, com estacionamento grátis.

Os veículos têm um custo de energia reduzido, em média tensão, e um sistema que permite fazer a sua gestão através de uma aplicação de smartphone, que faz o controlo da energia, da localização por GPS e do ambiente. Para além destas vantagens, a medida permite também melhorar a eficiência da frota municipal, uma vez que os motores elétricos possuem o triplo da eficiência dos motores dos tradicionais veículos de combustão, prevendo-se uma poupança anual, que poderá ascender a uma média de 616 euros por veículo.

You may also like...

Deixar uma resposta