GNR volta a patrulhar em bicicleta a freguesia da Luz

Luz beach 019c

Victor Mata, presidente da Junta de Freguesia da Luz, concelho de Lagos, destaca a ação desenvolvida pela Guarda Nacional Republicana no Verão de 2014. A pouco menos de dois meses de se completarem oito anos sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, o autarca garante à «Algarve Vivo» existir segurança e que o caso “não tem qualquer influência na vinda de turistas com filhos”. E aproveita para deixar um alerta: “que cada família cuide das suas crianças”.

José Manuel Oliveira

A exemplo do Verão do ano passado, a freguesia da Luz, no concelho de Lagos, vai dispor, de junho a setembro próximos, durante o dia, de um reforço ao nível da segurança com militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) em duas bicicletas oferecidas no ano passado pela Junta local.

A revelação foi feita à «Algarve Vivo» por Victor Mata, presidente da Junta de Freguesia da Luz, acrescentando que no âmbito das suas competências a GNR continua a efetuar rondas durante a noite de carro, abrangendo igualmente as zonas de Almádena e Espiche, a que se junta um guarda-noturno em funções na Praia da Luz.

“A partir de junho, contaremos, de novo, com reforço de segurança através de militares da GNR em bicicleta, o que se revelou uma experiência bastante positiva no Verão transato. A presença de guardas a percorrer um circuito transmite um sentimento de segurança aos residentes e turistas, num período do ano em que o movimento é mais intenso”, referiu o autarca. Além disso, acrescentou Victor Mata, “antes de me deitar, também eu, há muito tempo, tenho por hábito depois da meia-noite percorrer várias zonas da freguesia, estando sempre em alerta em termos de segurança”.

A pouco menos de dois meses de se completarem oito anos sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina inglesa então com três anos idade que estava a dormir com os dois irmãos gémeos de dois anos num quarto do apartamento nº. 5 A do ‘resort’ «The Ocean Clube», na Praia da Luz, enquanto os pais, Gerry e Kate, de férias, jantavam, na noite de 3 de Maio de 2007, com amigos num restaurante do aldeamento, a cerca de 50 metros de distância, o presidente da Junta de Freguesia garante que “este caso já está esquecido” pela população local, que conta com uma grande comunidade de cidadãos britânicos, “os quais não revelam qualquer preocupação pelo sucedido”.

“Há segurança na Luz e o desaparecimento da Maddie não tem qualquer influência na vinda de turistas com filhos. Estamos sempre atentos e o alerta que podemos deixar é que cada família cuide das suas crianças”, observou Victor Mata.

Entretanto, segundo foi possível apurar, o casal McCann esteve no final de 2014 na Praia da Luz, onde conta com amigos, tendo assistido a uma missa celebrada na Igreja Matriz.

Baile da Pinha e ciclovia ligando Luz e Burgau

Por outro lado, e em termos de atividades, a Junta de Freguesia da Luz prepara pela primeira vez a realização, na noite de 4 de abril, do Baile da Pinha ao ar livre num terreno junto à Igreja desta localidade, enquanto no dia 25 levará a efeito uma prova de triatlo, num trajeto que incluirá várias zonas.

Já a 26 de abril terá lugar uma prova de BTT, organizada pela empresa municipal Lagos Em Forma.

Em termos de obras, de acordo com Victor Mata, os trabalhos em curso na Rua do Cemitério deverão ficar concluídos “até final do mês de abril” próximo, com o alcatroamento desta artéria da Praia da Luz.

E quanto a projetos, o autarca aguarda pelo apoio da Câmara Municipal de Lagos para ver construída uma ciclovia com oito quilómetros, a ligar as localidades da Luz a Burgau.

You may also like...

Deixar uma resposta