Grande Prémio Europeu de Endurance nas águas de Portimão

Pela nona vez, Portimão recebe a Jornada Internacional de Endurance em Motas de Água, depois da interrupção em 2016, numa prova agendada para o fim-de-semana de 28 e 29 de outubro.

Aberta apenas para os títulos europeus nas categorias de GP1, GP2, GP3 e veteranos, a competição inclui a realização de uma manga no dia 28, de 60 minutos para os jets e de 120 minutos para as motas de Água, e outra manga no dia seguinte, de 60 minutos para os jets e de 180 minutos para as Motas.

O ‘padock’ principal ficará situado na zona ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval, onde a confirmação das inscrições terá início na sexta-feira (dia 27), das 16h00 às 20h00, no secretariado da prova, estando a manhã do dia seguinte reservada às respetivas verificações de segurança e à habitual reunião de pilotos.
Depois dos preparativos, a partida dos jets será dada no areal da Praia da Marina pelas 12h00 de sábado, em direção à entrada da barra, e decorrerá entre o molhe e o local da largada. Pelas 14h00 será a vez das motas, com partida também da Praia da Marina em direção à Praia do Vau, cujo percurso será repetido ao longo de duas horas.

O domingo, 29 de outubro, será idêntico ao dia anterior, com a prova das motas a registar mais uma hora de duração em relação a sábado. A cerimónia da entrega de prémios está agendada para as 17h00, no Clube Naval de Portimão.

No total dos dois dias de prova, os pilotos das motas de água irão percorrer 400 Km e os jets 200 Km, estando em prova representados atletas de vários países, entre os quais campeões nacionais na modalidade Endurance, formando equipas de dois pilotos.

Dos pilotos confirmados, salienta-se a participação nos jets dos portugueses Joana Graça, Matteo Valente, Diogo Barbosa, Henrique Rosa Gomes e Sebastião Fragoso, além do espanhol Vicente Cano. Nas runabouts, destaque para o campeão nacional e ibérico em Endurance, Augusto Fernandes, e para o campeão europeu em closed course e ibérico, Christophe Agostinho, que fará dupla com o seu irmão Patrick.

De ressaltar ainda a participação dos campeões franceses de Endurance Roland Couhet/Araud Bourreau, Thomas Favolini, e dos italianos Michele Cadei, Christian Bousquet e Stefano Ciani.

Inscrita no calendário da U.I.M. – União Internacional de Motonáutica, esta prova única do Campeonato da Europa de 2017, é organizada conjuntamente pela Promotora Livre – Associação Náutica Motorizada e Câmara Municipal de Portimão, contando com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Motonáutica e os apoios logísticos do Clube Naval de Portimão e da Marina Portimão.

 

You may also like...

Deixar uma resposta