Importância do desporto na animação turística foi tema de debate no Museu de Portimão


Um público interessado, na maioria composto por jovens estudantes, encheu o auditório do Museu de Portimão na manhã de 28 de outubro, por ocasião do 1º Encontro de Animação Turística, que juntou alguns especialistas para abordarem a relação entre desporto e turismo.

A abertura dos trabalhos esteve a cargo de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, Hélder Carrasqueira, diretor da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (ESGHT-UAlg) e Elisabete Pereira, diretora do curso de Técnicos Superiores Profissionais da ESGHT-UAlg.

As primeiras intervenções do dia pertenceram a António Marques Vidal, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, que falou sobre ‘A animação e o desporto: convergências’, e de Paulo Almeida, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, que se debruçou sobre ‘A animação turística como âncora do desenvolvimento turístico de uma região’.

António Marques Vidal sublinhou na sua apresentação as diferenças existentes entre um técnico de desporto e um animador turístico que, na sua perspetiva, se complementam. Quanto a Paulo Almeida, a sua intervenção centrou-se na importância que a diversidade da animação poderá ter para a afirmação de uma determinada região turística, dando como exemplo o que está a suceder a nível desportivo em Portimão ao longo deste ano, nomeadamente no âmbito das propostas de desporto adaptado.

Seguiu-se Elsa Pereira, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, que elegeu o tema ‘Animação turística e qualidade da experiência turística’ para defender que o desporto pode ter um contributo relevante para contrariar o fenómeno da sazonalidade, que continua a afetar bastante o setor na região.

Pedro Batalau, técnico superior da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Portimão, apresentou os objetivos da Cidade Europeia do Desporto 2019, tendo revelado os números atuais deste projeto, que já envolveu mais de 556 mil participantes, num total superior a 610 atividades.

Por fim, José Carlos Catarino (Portitours), Catarina Pereira (Skydive Algarve) e Renato Caçoete (Subnauta) partilharam com a audiência alguns dados sobre as empresas que representam, neste encontro organizado pela ESGHT-UAlg, Câmara Municipal de Portimão e Turismo de Portimão.

You may also like...

Deixe um comentário