Jardins Algarvios: bonitos e sustentáveis

CANTINHO DA CIÊNCIA | João Lourenço Monteiro | Biólogo  

O que leva uma historiadora a interessar-se pela jardinagem? Ana Duarte Rodrigues, investigadora do CIUHCT – Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, pretende contribuir com uma solução para o problema da insustentabilidade da paisagem algarvia.

Os jardins do sul de Portugal são dominados por um desenho conhecido como “Tropical Paradise”, construídos com grandes relvados, palmeiras e piscinas de um azul-turquesa. Este modelo nasceu em Inglaterra, onde chove frequentemente, tendo posteriormente sido exportado para outras regiões do mundo onde a água é mais escassa, como na região mediterrânica, criando situações ecologicamente insustentáveis.

Este projeto é tanto teórico como prático. A metodologia parte da História, procurando repensar a sustentabilidade da paisagem algarvia, com a ajuda do que foi conhecido no passado. Olhando para os tratados, identificam-se que espécies botânicas eram utilizadas naquela paisagem e quais as mais sustentáveis devido ao baixo consumo de água. Procuram-se também indicações sobre a relação entre os diversos tipos de plantas, vegetais e de solo, assim como os modos mais adequados para fazer a rega. 

Na prática, a historiadora conta com uma equipa multidisciplinar, composta por arquitetos paisagistas e agrónomos, que vai testar em ambiente controlado o consumo de água, desempenho e resiliência das plantas. Num espaço da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontram-se vários talhões de terreno com as diferentes espécies de herbáceas submetidas a diferentes métodos de rega, com ligação a uma estação meteorológica e a computadores. O objetivo é quantificar tudo.

Ana Duarte Rodrigues vê a História com um potencial prático, em que se pode olhar para o passado e adaptar o conhecimento ao presente. Para além do incentivo às regas automatizadas por computador, sugere que poderão surgir novas tecnologias.

Este é um projeto exploratório financiado pela FCT: “SUSBEAUTY – Sustainable Beauty for Algarvean Gardens Old Knowledge to a Better Future”.

You may also like...

Deixar uma resposta