João Barradas Trio atua no Teatro Mascarenhas Barreto

A3 coracao acordeao-01

O Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, recebe a 16 de maio, pelas 21h30, o músico João Barradas (acordeão e sintetizadores), que se apresentará em concerto acompanhado do contrabaixista André Rosinha e do baterista Marcelo Araújo, no espetáculo “Coração Acordeão” integrado no Ciclo + Cultura.

O concerto, promovido pela Câmara Municipal de Silves em parceria com a Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines e associação cultural Falajar, terá como convidados especiais Luís Gama e Fábio Guerreiro, que atuarão na primeira parte.

João Barradas é um dos acordeonistas mais reconhecidos da Europa e vencedor de prestigiadas competições a nível mundial, destacando-se, o Troféu Mundial de Acordeão (campeão do Mundo em 2007 e 2010), a Coupe Mondiale de Acordeão, o Concurso Internacional de Castelfidardo, a Okud Istra International Competition e o Concurso Internacional Vila de Cedeira, entre outros.

A sua música original é baseada num jazz mainstream com grande foco na improvisação, swing e um discurso pós-bop.

Com grande respeito pela tradição acordeonista, João Barradas demonstra também  influência da linguagem de mestres de outros instrumentos: desde Ahmad Jamal a Herbie Hancock, de Greg Osby a Sonny Stitt.

Todas as suas composições partem de uma vontade de tocar uma música atual, livre de preconceitos, com uma instrumentação pouco usual mas que reflete uma vivência no meio musical do século XXI, onde o acordeão é apenas a ferramenta de expressão e não uma “estética musical” à partida.

João Barradas dinamizará ainda nesse dia, durante o período da tarde, uma masterclass especialmente dirigida a alunos de acordeão, abordando vários tópicos relacionados com o seu percurso musical, influências e tendências atuais na área desse instrumento.

Os ingressos para o concerto têm um custo associado de 5 euros.

Para informações, reservas de ingressos e inscrições para a masterclass os interessados deverão contactar o Setor de Cultura do Município de Silves – através do telefone 282 440 800 (ext.406) ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt – ou o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (tel. 282 440 838).

O Ciclo + Cultura encerra no próximo dia 23 de maio com um espetáculo de Celina da Piedade, em trio.

You may also like...

Deixar uma resposta