Jovem fadista Luana Velasques: “Desligo-me de tudo quando canto”

Apenas com 11 anos, cantora distinguiu-se no programa televisivo ‘The Voice’ e venceu o festival Sons do Fado, em Lagoa.

Texto: Rui Pires Santos / Foto: Kátia Viola

Luana Velasques é já uma das mais promissoras vozes do fado. Humilde, bem-disposta e com uma maturidade acima da média, a pequena cantora, vive em Lagoa, e conversou com a Algarve Vivo.

Como encaras o facto de já teres ido à televisão várias vezes e de seres muito conhecida?

Não acho nada de especial, pois sou igual às outras pessoas. Gosto que falem bem do meu trabalho, pedem autógrafos e para tirar fotografias.

Qual a sensação de cantares com a Raquel Tavares em palco na final do Festival Sons do Fado, em Lagoa?

Adoro ouvir a Raquel. É uma grande referência para mim e é uma pessoa super humilde. Foi um grande orgulho e uma alegria enorme cantar com ela em palco.

Como surgiu essa oportunidade?

Eu já ia cantar na final, pois como ganhei o concurso no ano passado ia atuar. Mas a Raquel viu-me na TVI, soube que era de Lagoa e, como vinha cá atuar, pediu para que cantássemos as duas. E assim foi. Cantei dois fados sozinha e um com a Raquel Tavares.

Que conselhos te deu?

Antes do espetáculo, ela disse- -me que gostava muito de mim e tentou ajudar-me: “Estás proibida de te vestires tão à senhora. Adorei o vestido, mas o penteado faz-te muito mais velha. Tens muita maquilhagem e o xaile também só deves usar um e de outra forma. Tu és uma criança, tens de vestir-te em função da idade.”

Já tens atuado em vários palcos no Algarve e até no país. Até hoje, onde gostaste mais de cantar?

Gostei de cantar em muitos sítios. Sou sempre muito bem recebida e as pessoas são simpáticas comigo. Mas gosto de cantar na casa de fados da minha mãe, em Lagoa. É um orgulho cantar aí, pois sei que ela criou esse espaço para mim.

Mas não houve um concerto, uma atuação que tenha marcado mais?

Sou fã do Anselmo Ralph, que na altura do ‘The Voice’ foi o meu mentor. As coisas no programa não me correram muito bem, mas ele convidou-me para cantarmos num concerto no Meo Arena. Foi espetacular e um momento muito especial.

O que sentes quando estás em palco?

Sinto algo que vem de dentro de mim e que simplesmente acontece. É como se desligasse de tudo e me deixasse levar… É difícil explicar.

Qual é o fado que mais gostas de cantar?

Um tema que a minha mãe escreveu há pouco tempo: chama- -se ‘Alma de Fadista’. É o fado que dá o nome ao meu CD.

De onde nasceu o gosto pelo fado?

Ouvia às vezes, porque o meu avô punha a tocar, mas nunca pensei em cantar o fado. Foi só no programa ‘The Voice’, em 2014, quando a Raquel Tavares disse algo do género: “tens em ti um passarinho de fadista”. Vim para o Algarve a pensar nisso e comecei a cantar fado.

Gostavas de ser uma fadista profissional? Quero ser fadista, assim como atriz e médica.

ÀS SEXTAS-FEIRAS EM LAGOA

Todas as sextas-feiras, a partir das 20h00, Luana Velasques canta no restaurante Nova Paragem da Onda do Fado, situado na Rua da Liberdade, em Lagoa. Este espaço conta com atuações de fadistas ao fim-de-semana. Reservas podem ser feitas através do 965 685 325.

You may also like...

Deixar uma resposta